sábado, 17 de julho de 2010

Fim das sacolas plásticas

*Éber Sander

No último dia 16 entrou em vigor no Rio de Janeiro a Lei 5.502/09, que restringe o uso de sacolas plásticas no comércio daquela cidade.

Trata-se de uma grande e importante Lei. De acordo com o presidente do Instituto Estadual do Ambiente (Inea), Luiz Firmino Martins, a lei determina que os estabelecimentos ofereçam descontos de três centavos a cada cinco produtos vendidos, além de disponibilizar sacolas ecológicas, caixas de papelão ou qualquer outra forma para que os clientes possam levar os produtos comprados.

O autor da lei, o deputado estadual Carlos Minc (PT), usou como argumentos para a implantação da lei o fato de que o Brasil usa por ano 18 bilhões de sacolas plásticas. Apenas no Rio de Janeiro, são 2,4 bilhões por ano.

É de conhecimento geral que as sacolas plásticas são um grande problema para o meio ambiente, além de entupirem galerias de esgotos e águas pluviais, poluem mares e rios, sujam as cidades, matam por asfixia os animais que buscam por alimentos nos lixos e ainda por cima levam centenas de anos para desaparecer.

Em Indaiatuba foi aprovada no mês de Abril deste ano, a Lei de autoria do vereador Fábio Conte, que dispõe de atendimento preferencial em estabelecimentos comerciais do município. Já é alguma coisa, porém, é preciso avançar ainda mais. A lei aprovada no Rio de Janeiro é certamente melhor que a de Indaiatuba. Temos que acabar com o mal (sacolas plásticas) de uma vez por toda.

Portanto, fica o exemplo do Rio de Janeiro para todas as cidades brasileiras. Acabar com as sacolas plásticas não será algo fácil, porém, é preciso ousadia do poder público e conscientização da população.

*Éber Sander é escritor autor do livro “Perguntas Indiscretas”

www.ebersander.wordpress.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário