Atual regente da Orquestra Sinfônica Jovem de Berlim, o maestro Knut Andreas chega a Campinas para reger dois concertos da Orquestra Sinfônica da Unicamp, nesta semana. Na bagagem, um repertório eclético e sedutor com obras de Georges Bizet (L'Arlésienne Suíte nº2), Luciano Nazario (Concerto para vibrafone e orquestra; solo do percussionista Fernando Hashimoto) e Anton Bruckner (Sinfonia nº6 em lá maior). As apresentações acontecem no dia 12 (quarta-feira), às 20h, no Teatro Castro Mendes, e no dia 13 (quinta), na Casa do Lago (Unicamp), às 19h.
Knut Andreas é um dos mais festejados maestros da atualidade. Desde 1998 é diretor artístico e regente
titular da Orquestra Sinfônica Collegium Musicum Potsdam, na Alemanha, onde criou programas de educação musical para crianças e jovens. Recentemente elaborou um projeto de concertos voltados para pessoas idosas que vivem em asilos, com o objetivo de conectar o público de qualquer idade à música erudita. Há três anos desenvolve o projeto de intercâmbio cultural “Brandenburgo-Brasil”.
Andreas estudou educação musical, regência e fagote na Universidade de Potsdam. Em 2008, obteve o título de doutor pela Universidade de Munique, onde realizou uma pesquisa sobre o compositor alemão Paul Graener. Em 2012 atuou na orquestra didática do projeto “Criar & Tocar” com músicos jovens no bairro de Campo Limpo, em São Paulo.
Em 2012 foi premiado pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã, Rio de Janeiro, com a medalha “Austregésilo de Athayde” por seu trabalho intercultural entre Brasil e Alemanha. No mesmo ano recebeu da cidade de Potsdam um prêmio por seu desempenho junto à Oscmp, em razão das atividades culturais realizadas em prol da população daquela cidade. Andreas é bolsista do Ministério da Cultura do Estado de Brandenburgo (Alemanha) para realizar trabalhos musicais no exterior.
Nenhum comentário:
Postar um comentário