sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Histórias Contadas Lançamento próximo dia 17 – segunda feira

O evento será realizado no Centro Infantil Boldrini, às 9h, com a participação das crianças envolvidas no projeto.

O primeiro livro do Projeto Histórias Contadas, será lançado no próximo dia 17 de agosto, no Centro Infantil Boldrini. O evento acontecerá durante a manhã da próxima segunda-feira e  contará com a presença das crianças autoras da história, autografando exemplares, além dos idealizadores do projeto, ilustradores, profissionais do Boldrini, convidados e imprensa.

As etapas do projeto até chegar ao lançamento do livro envolveram oficinas de contação de histórias, de ilustração e de construção de uma história pelas crianças atendidas. Neste primeiro livro, Histórias que voam, 30 meninos e meninas de 6 a 10 anos da unidade ambulatorial do Boldrini envolveram-se no projeto.

O resultado desta sequência de trabalhos é uma história comovente e excepcional, contada por crianças em 16 páginas ilustradas, no formato de um livro. Além de auxiliar na recuperação emocional dessas crianças, a partir do momento em que elas conseguem expressar seus mais profundos sentimentos em imagens e palavras, o livro Histórias que voam melhora a autoestima dos pequenos que o criaram.  "Mundo Faz de Contas" é o caminho mais fascinante para se chegar ao universo da alma da criança. Lá não se conhece a palavra proibido.Tudo pode. As palavras, as brincadeiras e as pinturas são as armas e ferramentas utilizadas por estes pequenos doentes, na reconquista do seu estado de Saúde. Para a criança, o Mundo Faz de Contas é a esperança e a certeza de um novo porvir – reafirma doutora Silvia Brandalise, presidente do Boldrini.

A empresa EagleBurgmann fez o aporte dos recursos para a realização do Histórias que Voam - “Utilizar do benefício da Lei Rouanet para beneficiar crianças de um modo geral, tem sido uma prática da EagleBurgmann. Estamos muito contentes em participar de maneira responsável  beneficiando diversas crianças que estão passando por um momento muito difícil de suas vidas. Com essa ação, acreditamos estar contribuindo para tornar esse momento um pouco mais leve e divertido”, declara Paulo Souza, controller na EagleBurgmann do Brasil.
 
Os livros não serão vendidos, apenas presenteados aos autores  (10 para cada criança envolvida) e utilizados pelo Centro Infantil Boldrini para trabalhos do setor de Pedagogia -“Essas crianças são protagonistas de um projeto que vai além do lápis e do papel. Como afirma Maria – uma das autoras, às vezes, temos que esfregar nossos olhos para enxergarmos a pérola que está ao lado de nosso travesseiro! Agradeço a chance de fazer parte deste colar de pérolas!”, finaliza com entusiasmo Luciana Mello, coordenadora pedagógica do Boldrini.
 
Construção do Historias que voam

Durante duas tardes, a contadora de histórias Paula Negrão reuniu as crianças envolvendo-as com inúmeros contos e iniciando-as no processo de criação de sua própria história.“Quero agradecer por poder fazer parte desta história. Foi emocionante. As crianças tiveram a oportunidade de colocar pra fora todos os sentimentos e emoções de estarem em um hospital. Adorei o resultado – foi maravilhoso! Saí de lá fortalecida e percebi que nossas histórias não são nada quando ouvimos essas crianças” – afirma emocionada a contadora Paula Negrão.
 
O documento final dessas oficinas passou pela avaliação e edição de Sílnia Martins e pelas autoras Sandra Aymone e Louise Pavan que, respeitando as ideias originais, chegaram ao texto literário. Depois desta etapa, foi a vez dos designers da Pandora orientarem a oficina de ilustração, de onde saíram todas as imagens feitas pelas crianças. A diagramação para finalizar a obra também envolveu os profissionais da Pandora.

Idealizado pelas empresas Fábula e Pandora, o Projeto Histórias Contadas foi aprovado pela Lei Rouanet em 2014 (nome popular da Lei de Incentivo à Cultura é a normativa que possibilita aos cidadãos e às empresas brasileiras aplicarem parte do imposto de renda devido em ações culturais). Com essa aprovação, o projeto Histórias Contadas está desde então à disposição de empresas que queiram apoiar com recursos o desenvolvimento, a produção e o lançamento dos livros previstos para 2015. 
O lançamento terá a distribuição de paletas de chocolate fornecidas pela Arriba Paleteria para animar ainda mais a manhã de autógrafos.
Para participar, basta confirmar presença através do e-mail danila@gargantini.com.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário