sexta-feira, 2 de abril de 2021

A Paixão de Cristo Feita em Cordel pelo Grupo Anankê!

Propagar a mensagem de fé e amor inspirada pela história de Jesus Cristo está sendo a missão do Um Ensaio sobre a Paixão de Cristo. O espetáculo, assinado pelo Grupo de Teatro Anankê, que está sendo apresentado online – devido as circunstâncias do coronavírus, no dia 2 de abril, data em que se celebra a Sexta-Feira da Paixão. A transmissão acontece no canal da Cia no YouTube, em dois horários: 15h e 18h e 20h. O grupo pede uma contribuição voluntária pelo ¨CHAPIX¨ 15.372.888/0001-60. 

A narrativa do espetáculo, se desenrola em formato de cordel, que segundo o diretor da peça, Chicó Ferreira, é levar ao palco as ações de uma trupe de teatro que fará a contação dessa história, conhecida há mais de 2 mil anos. “O fio condutor deste espetáculo é a reunião de uma coletânea de textos baseados na obra de grandes cordelistas, e que foram reescritos pelos próprios integrantes do Grupo”, comenta.

Em destaque nessa peça estão as culturas das regiões Norte e Nordeste do país, compreendidas neste segmento literário, trazendo as cores e alegria de um povo que sabe lidar com as adversidades e dores do dia a dia com muita leveza. “Com este espetáculo reverenciamos a arte e fazemos uma homenagem a todos os artistas que, neste momento de pandemia, estão se reinventando sem perder sua própria essência”, destaca Chicó que dirige e atua neste espetáculo.

Um espetáculo lindo e muito emocionante, um trabalho maravilhoso deste grupo que nos vem surpreendendo a cada nova apresentação, a última que eu vi  foi o nascimento de Cristo, um conto de natal em Cordel, belíssimo, assim co mo este novo espetáculo. Parabéns Grupo Anankê, parabéns Chicó Ferreira, amigo querido, e parabéns para a amiga Marli Lopes. Pessoal, vale realmente muito a pena! Agora uma ressalva a parte, o Jesus do espetáculo valeu e muito!

quinta-feira, 1 de abril de 2021

Polo Shopping Indaiatuba exibe teatro infantil de Páscoa nas redes sociais


Para deixar a Páscoa deste ano mais divertida, o Polo Shopping Indaiatuba preparou uma programação online especial para levar entretenimento para as famílias em casa. No próximo sábado, 03 de abril, às 15h, o Shopping exibirá em seus perfis do Instagram e do Facebook (@poloindaiatuba), a peça infantil "Páscoa em Apuros", em parceria com a Cia de Teatro Arte & Manhas. Além da peça, o Polo também está disponibilizando em seu perfil do Instagram dicas de atividades para serem feitas com os pequenos em casa, de forma segura e com muita interação.


No espetáculo, o coelhinho da Páscoa está triste, mesmo sabendo que a data mais importante do ano para ele está chegando. Ele descobriu que o significado da Páscoa está cada vez mais esquecido pelas crianças e chegou à conclusão que elas só pensam em chocolates. O Coelhinho decide, então, que a entrega dos ovos está suspensa este ano. Mas seus amigos, Fran e Bia, decidem ajudar seu amigo a mudar essa história e resgatar a verdadeira essência da data. Será que vai dar certo?


"A programação online de Páscoa foi desenvolvida com o objetivo de levar diversão para as crianças de forma gratuita e segura, sem precisar sair de casa. Além de ser um entretenimento para essa data, que é tão aguardada pelos pequenos, a peça também traz uma mensagem que convida as crianças a refletirem sobre o significado da Páscoa, que envolve amor, partilha e fé”, afirma Andréa Fernandes, gerente de marketing do Polo Shopping Indaiatuba.


Chocolates e decoração

As lojas do Shopping estão com várias ofertas em produtos para a Páscoa, com uma grande variedade de ovos, chocolates, presentes e artigos para a decoração. As lojas Cacau Show e Speciale estão realizando delivery e drive-thru, enquanto a Le Biscuit está realizando o drive thru com entrega no estacionamento do Shopping. As lojas Tenda Atacado e Havan, consideradas atividades essenciais, estão atendendo os clientes presencialmente todos os dias. Todas as informações podem ser consultadas no site do Polo Shopping: https://www.poloshoppingindaiatuba.com.br/noticia/ofertas-de-pascoa-polo-shopping-indaiatuba


Programação de páscoa online

Quando será publicada: 03 de abril (sábado)

Horário: 15h

Onde: https://www.instagram.com/poloindaiatuba/ e https://www.facebook.com/poloindaiatuba

Após a publicação, a peça ficará disponível para ser assistida a qualquer momento.

quarta-feira, 31 de março de 2021

Iguatemi Campinas e Galleria Shopping apoiam campanha de conscientização do autismo


O dia mundial de conscientização do autismo 
é celebrado em 2 de abril e, ao longo de todo o mês, a Iguatemi Empresa de
Shopping Centers, administradora do Iguatemi Campinas e do Galleria Shopping, irá promover, em parceria com a Turma do Jiló, uma ação especial no ambiente online, com o desejo de celebrar o poder da diversidade, de mostrar o que os autistas têm a ensinar e de como o meio pode ser muito mais acessível para eles e para todos.
Por muitos anos o Iguatemi Campinas e o Galleria Shopping apoiam o Blue Day.
Para 2021, a companhia lança um e-book ilustrado para discutir o que é o autismo e outros aspectos relacionados ao tema, sempre trazendo a perspectiva de quem está no espectro autista.

O e-book tem como personagem principal Jymmy Choo, um cãozinho famoso nas redes sociais e no mundo da moda, companheiro de Rafael Mantesso, publicitário e portador da síndrome de Asperger e TDAH. O e-book irá abordar diversas questões essenciais relacionadas ao autismo e, cada uma delas, contará com o depoimento de um familiar ou de pessoas no espectro autista. Cada questão trará ainda uma ilustração selecionada especialmente para o livro. Identificação, reconhecimento, ambientes de convivência, atitudes, comportamentos e autonomia são alguns destaques do conteúdo exclusivo.

Para fechar a campanha e marcar o lançamento do material, o Iguatemi Daily, plataforma de conteúdos da Iguatemi, contará com uma live especial no fim do mês de abril (data a ser confirmada) com a participação de Carolina Videira, fundadora da Turma do Jiló. Na ocasião, ela receberá convidados que participaram do desenvolvimento do e-book para debater sobre as questões apresentadas no material.

De acordo com o Center for Disease Control and Prevention (CDC), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, a estimativa é que cerca de 2 milhões de pessoas no país sejam autistas, ou seja, um caso de autismo a cada 110 pessoas. Diante desse cenário, é essencial que a sociedade tenha cada vez mais acesso a informações relevantes que ajudem a melhorar a vida não só das pessoas diagnosticadas com o transtorno, como de todos.

"Queremos dar cada vez mais visibilidade para esta causa, levando informações para os nossos públicos de interesses e juntos fomentarmos a inclusão de todos", afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.

Para ter acesso aos conteúdos gratuitos, basta acessar o perfil dos shoppings (@iguatemicampinas e @galleriashopping) no Instagram.

Hashtags: #BlueDayIguatemiCampinas#BlueDayGalleriaShopping 

segunda-feira, 29 de março de 2021

Hospital Maternidade de Campinas pede doações para Banco de Leite Humano

 

O Hospital Maternidade de Campinas está antecipando a campanha de doação de leite materno para garantir o estoque necessário para o atendimento dos 62 leitos de sua UTI - Unidade de Terapia Intensiva - e da UCI - Unidade de Cuidados Intermediários - Neonatal. O estoque atual é de 139 litros. No entanto, o ideal é manter pelo menos 200 litros disponíveis para o atendimento dos recém-nascidos que requerem cuidados especiais.

De abril a julho, graças as constantes campanhas junto às mães, a instituição conseguiu manter os estoques acima dos 200 litros. Em agosto e setembro houve uma ligeira queda, seguida de nova recuperação entre outubro e novembro, quando o Banco de Leite registrou estoque de 213 litros. “No entanto, em dezembro, o volume baixou para 190 litros; registrou 169 litros em janeiro de 2021 e 162 litros em fevereiro. Agora, em março, a queda foi mais brusca e o estoque é de apenas 139 litros. Precisamos, urgente, garantir o estoque ideal antes da chegada dos dias mais frios”, explica o Dr. Marcos Miele, presidente do Hospital.

   

A preocupação é maior com a chegada do outono, que teve início no último sábado, dia 20. Essa sazonalidade, que também inclui o inverno e dura de abril a setembro, é caracterizada pelo clima mais seco e frio, aumentando a ocorrência de patologias respiratórias, principalmente nos bebês que ainda não desenvolveram as defesas do organismo para combatê-las. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “É importante estarmos preparados para esse crescimento da demanda na UTI e na UCI, como ocorre todos os anos. Antecipando a campanha, corremos menores riscos e garantimos a alimentação dos nossos bebês”, diz o presidente.

As doadoras só precisam ir até o Hospital Maternidade de Campinas uma única vez para realizar o exame de sangue, necessário para a verificação de sorologias de Sífilis, Hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids). A coleta do leite é feita pelas próprias mães, em suas residências. Uma vez por semana o hospital encarrega-se de fazer a retirada dos frascos. São atendidas também doadoras que moram em municípios vizinhos. No entanto, como o Banco de Leite utiliza o único veículo disponível para todos os demais setores e serviços do hospital, é priorizada a coleta em municípios onde haja mais de uma doadora.

Como doar

Para ser doadora é necessário que a mulher seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O primeiro passo é fazer o agendamento prévio para o cadastramento e realização do exame pelo telefone (19) 3306-6039. Tudo é gratuito.

A realização do exame é rápida, pois se trata apenas de uma coleta de sangue. O atendimento é feito apenas às quintas-feiras, das 12h às 14h, no ambulatório da Av. Francisco Glicério, nº 1913. Esse ambulatório está sendo utilizado exclusivamente para o atendimento às lactantes, a fim de que elas não tenham qualquer contato ou acesso ao hospital. Os agendamentos respeitam períodos de meia hora para, inclusive, não haver mais do que uma ou, no máximo, duas mães no local no mesmo momento.

 

Cuidados redobrados

Sempre houve cuidado extremo na coleta do leite materno. Agora, no entanto, os cuidados estão redobrados diante da pandemia da Convid-19. As doadoras estão sendo orientadas a reforçarem a higienização das mãos e dos frascos, a usarem as toucas e máscaras fornecidas semanalmente pelo próprio hospital e a não coletarem o leite caso tenham qualquer sintoma de gripe, resfriado ou mesmo tosse, assim como ninguém da residência pode apresentar esses sintomas. “A doadora tem que ser e estar saudável para realizar a coleta e fazer a doação”, informa a enfermeira coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas, Giovana Batista de Souza.

“As doadoras são orientadas a nos comunicar imediatamente caso apresentem algum sintoma respiratório, tosse, resfriado ou gripe para a interrupção imediata da coleta. Todas as semanas, antes de coletarmos os frascos nas residências, telefonamos para a doadora para saber se ela, o bebê e todos na residência estão saudáveis. Somente então a coleta é efetivada e entregue o novo kit com o frasco de armazenamento, touca e máscara, para a maior segurança de todos. Todo o leite coletado passa pelos mais rigorosos processos de pasteurização e análise da qualidade antes de servir como alimento para os bebês internados”, esclarece Giovana.

A coleta na residência é feita de segunda a sexta-feira pelo motorista da Maternidade, acompanhado por uma técnica de enfermagem exclusiva do Banco de Leite (que não atua em qualquer outro setor do hospital). O leite doado é transportado em caixas isotérmicas com gelo (geloc) e com controle de temperatura feito por termômetro digital. A visita às residências é feita com todos os equipamentos de segurança recomendados.

O aleitamento materno é a forma mais natural e segura de alimentar a criança no início da vida. No leite materno são encontrados diversos componentes imunológicos, tornando esta prática essencial para alcançar o crescimento e o desenvolvimento infantil adequados, além de promover benefícios para a saúde física e psíquica da mãe e do bebê. A criança amamentada pela mãe apresenta menor incidência de infecções, menor tempo de hospitalização e menor incidência de reinternações.

Coronavírus

A Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, até o momento, não encontrou evidências sobre a transmissão do coronavírus através da amamentação, e considera-se prudente manter as doações. E, por segurança, o Ministério da Saúde determina ser “contraindicada a doação de leite humano por mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de SARS-Cov-2 e as que tenham contatos domiciliares de casos com síndrome gripal ou caso confirmado de SARS-Cov-2.