quinta-feira, 9 de abril de 2020

Campanha Polo Solidário inicia arrecadação de donativos para famílias vulneráveis de Indaiatuba

O Polo Shopping Indaiatuba iniciou em parceria com o Tenda Atacado e a Prefeitura de Indaiatuba a campanha Polo Solidário, com o objetivo de arrecadar alimentos não-perecíveis, leite longa vida e fraldas geriátricas, que serão encaminhados para entidades assistenciais e famílias em situação de vulnerabilidade social que precisam de ajuda em meio à crise de enfrentamento ao Coronavírus no país.

As caixas de coleta dos donativos estarão no Tenda Atacado, que funciona de segunda a sábado das 7h às 22h e aos domingos das 8h às 18h, sem cobrança de estacionamento para clientes e visitantes.

"O combate ao novo Coronavírus é desafiador para todos e precisamos de muita união nesse momento. Pequenas ações podem fazer a diferença na vida de quem precisa, por isso, resolvemos mobilizar nossos clientes e moradores da cidade, em geral, para colaborarem com doações de itens essenciais para a sobrevivência das pessoas mais vulneráveis da cidade. Se cada um fizer um pouco, todos podem vencer essa batalha juntos", explica Andréa Fernandes, gerente de Marketing do Polo Shopping Indaiatuba.


O Tenda Atacado também fará a doação de 100 cestas de alimentos como forma de contribuir com as famílias atendidas pelos programas assistenciais da Prefeitura.
“Estamos vivendo um momento sem precedentes. A crise provocada pela pandemia do Covid-19 e o consequente isolamento social necessário para conter o avanço do vírus deixaram muitas pessoas sem ter como trabalhar para garantir o sustento de suas famílias. É hora de nos ajudarmos e, para nós do Tenda, é um grande prazer participar dessa corrente do bem e contribuir para que as pessoas tenham alimento em suas mesas”, afirma Gustavo Delamanha, diretor de Marketing do Tenda Atacado.
Todas as doações serão destinadas ao Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba, que irá coletar os produtos, higienizar e destinar para as famílias e entidades assistenciais cadastradas na secretaria de Assistência Social do município. De acordo com a presidente do Fundo Social de Solidariedade de Indaiatuba, Maria da Graça Mássimo, a união das pessoas neste momento é fundamental para ajudar àquelas pessoas que estão passando por um momento delicado.

“Nos últimos dias, a demanda cresceu muito aqui no Fundo Social de Solidariedade. São autônomos e pessoas que estão com algum familiar desempregado e precisam de auxílio para se alimentar. Por isso, essas doações são muito importantes para ajudar essas famílias”, afirma Maria da Graça Mássimo.

Campanha Polo Solidário
Arrecadação: alimentos não perecíveis, leite longa vida e fraldas geriátricas
Ponto de coleta: Tenda Atacado (Polo Shopping Indaiatuba (Alameda Filtros Mann, 670, Indaiatuba – SP)
Horário: de segunda a sábado das 7h às 22h e aos domingos das 8h às 18h.

Lojas do Polo Shopping Indaiatuba oferecem entrega de produtos em casa para os consumidores

Como alternativa ao período de suspensão das atividades para conter a disseminação do novo coronavírus no país, lojistas do Polo Shopping Indaiatuba estão experimentando novos canais de venda e oferecendo atendimento especial para seus clientes, por meio de aplicativos de delivery ou entrega em casa via contato pelo WhatsApp.

Páscoa

Se depender das lojas Cacau Show e Speciale, a Páscoa deste ano não vai passar em branco. A Cacau Show está vendendo chocolates pelo aplicativo iFood e pelo número (19) 99836-3830 no Whatsapp, com entrega em casa. A Speciale, que comercializa itens para presentes, está com uma coleção especial de pijamas, artigos decorativos e objetos com tema de Páscoa, também realizando vendas pelo Whatsapp número (19) 99159-1728.

Alimentação

Pelos aplicativos de delivery iFood e/ou Uber Eats é possível fazer pedidos de diversos tipos de comidas dos restaurantes KFC (frango frito e lanches), Giraffas (comida brasileira), Madero (hambúrguer), Spoleto (comida italiana) e Camarão e Cia (frutos do mar).

Vestuário e itens para casa

Outras lojas adotaram a estratégia de comercializar os produtos via WhatsApp, também com entrega à domicílio. A Tip Top, mantem o número (19) 3835-9217 para receber pedidos de vestuário infantil. A Luz do Sol, que comercializa biquínis e roupas fitness, atende pelo número (19) 99417-2869. A Sonhare Colchões, especialista em itens de cama, mesa e banho, está atendendo pelo número (19) 98334-1333. Duas lojas de acessórios também realizam vendas remotamente: Morana, pelo telefone (19) 997402-0153, e Belle Vinea, pelo número (19) 99973-4381. 


Franquias

Algumas lojas de franquias possuem códigos especiais de venda online para que os consumidores façam suas compras diretamente nos sites das marcas, com comissionamento das lojas em nível local:

•          Hering Store (vestuário unissex): no site 
http://www.hering.com.br/, ao utilizar o código HERING854, o cliente ganha 10% de desconto e frete grátis.

•          Hering Kids (vestuário infantil): no site 
http://www.heringkids.com.br/, ao utilizar o código KIDS1194, o cliente ganha 10% de desconto e frete grátis.
Atividades Essenciais

Durante o período de suspensão das atividades do Polo Shopping Indaiatuba, o Tenda Atacado e o banco Bradesco, continuam operando normalmente, por se tratarem de atividades essenciais.

O Tenda Atacado está funcionando de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 18h. O banco Bradesco funciona de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.


Restaurantes com entrega nos principais aplicativos de delivery

•          KFC (frango frito e lanches) - Uber Eats
•          Giraffas (comida brasileira) - Ifood, Uber Eats
•          Madero (hamburger) - Ifood
•          Spoleto (comida italiana) - Ifood, Uber Eats
•          Camarão e Cia (frutos do mar) - Ifood

Lojas com atendimento via Whatsapp e entrega em casa

•          Cacau Show (chocolates): 19 99836-3830 e iFood
•          Speciale (presentes): 19 99159-1728
•          Tip Top (vestuário infantil): 19 3835-9217
•          Luz do Sol (biquínis e moda fitness): 19 99417-2869.
•          Sonhare Colchões (cama, mesa e banho): 19 98334-1333
•          Morana (acessórios): 19 99742-0153
•          Belle Vinea (semijóias): 19 99973-4381

Serviços Essenciais

•          Tenda Atacado: de segunda a sábado, das 7h às 22h, e aos domingos, das 8h às 18h
•          Banco Bradesco: de segunda a sexta-feira, das 10h às 18h.

Páscoa_sugestão: Flores e plantas substituirão presença física no almoço de Páscoa

A criatividade precisa ser estimulada em tempos de isolamento social. Com o confinamento imposto para conter a disseminação do coronavírus, estar longe dos parentes e amigos é muito difícil, ainda mais em datas e ocasiões especiais. Para se fazer presente no tradicional almoço de Páscoa, a Cooperativa Veiling de Holambra, que reúne mais de 400 produtores de flores e plantas ornamentais, apresenta uma ideia que, certamente, deixará os familiares e amigos felizes.
“Escolha uma flor ou planta ornamental que você ou a pessoa a ser presenteada mais goste. Quem sair para as compras necessárias para esta semana pode adquiri-las nos supermercados ou nos varejões próximos às suas residências, ou nas floriculturas e garden centers que estejam funcionando. No caminho de volta para casa, os vasos ou maços ou buquês podem ser deixados na porta da residência dos familiares ou de amigos, com um cartãozinho lembrando que aquela flor ou planta deve ser colocada próxima à mesa no almoço de Páscoa. Assim, a pessoa que a está ofertando, mesmo distante, estará “presente” naquele momento tão importante”, sugere Thamara D’Angieri, gerente de Marketing e Comunicação da Cooperativa Veiling Holambra.
Outra opção é escolher as flores e plantas pela internet nas floriculturas online e solicitar a entregar em domicílio nas residências dos pais, avôs, tios, filhos, sobrinhos, irmãos, amigos, ou com quem se costumava compartilhar a companhia nas comemorações da Páscoa. A proposta é levar muita alegria para quem estará recebendo a flor ou a planta e proporcionar a sensação de prazer no coração de quem a estará ofertando. Para eternizar o momento, uma sugestão é fotografar e filmar as flores ou plantas próximas à mesa do almoço e disponibilizá-las nas redes sociais com frases divertidas ou emotivas: “A Maria foi representada por essas gérberas no nosso almoço de Páscoa”; “José, você ficou lindo como um vaso de kalanchoes brancos”, “A família Silva almoçou conosco por meio deste buquê de rosas”, “Antônio, colocamos você no aparador para que não comesse muito”. É possível criar centenas de frases carinhosas, amorosas e, por que não, divertidas, como geralmente são essas reuniões festivas?”, lembra Thamara.

Brincadeiras à parte, a proposta deve ser encarada como um momento de união, de reforçar os laços de família e de amizade. E, como toda comemoração sempre tem flores, elas podem e devem também ser usadas na decoração, deixando a casa mais alegre e festiva. A mescla de variedades diferentes de orquídeas, como phalaenopsis e oncidium pode ser uma opção de decoração para o almoço de Páscoa, assim como o uso de botões de rosas e hastes de alstroemérias em bowls, em vez de vasos, e até musgos espalhados entre as louças. As flores e plantas nas cores laranja e amarela são, geralmente, muito procuradas para a decoração e para presentes nesta época da Páscoa. De acordo com o Feng Shui, a cor laranja possui uma grande quantidade de energia e remete à alegria, a empolgação, a espontaneidade e ao sucesso, assim como o amarelo representa os raios de sol, o calor e a amizade. A cor branca é sempre indispensável, por representar a harmonia, a paz e o renascimento. Afinal, a data remete à ressurreição de Cristo. 

Mensagens
As mensagens a serem entregues com as flores também podem variar, de acordo com o grau de relacionamento e de intimidade que a pessoa tenha com quem vai recebê-las. Os textos podem ser mais formais, como: “Que essas flores possam me representar no nosso almoço de Páscoa”; “Que eu esteja junto a vocês, representada (o) por essa (nome da flor ou da planta)”; “O meu amor por vocês está plantado com essas flores”, “Sintam o meu amor e o meu perfume nessas flores”. As mensagens também podem ser mais descontraídas: “Eu não faltaria a esse almoço de Páscoa”; “Eu não pude vir, mas mandei essas flores para me representarem”; “Nesse momento, essas flores são a minha família, aqui, com vocês”; “Olhe para essas flores e pense em mim”; “Não se esqueça do meu lugar à mesa do almoço”; “Vim para ficar na sua casa por semanas e não apenas para o almoço de Páscoa. Cuide bem de mim”.

Retomada
Para garantir o abastecimento do mercado floricultor nacional, a Cooperativa Veiling Holambra está utilizando sua plataforma online para a negociação e para as vendas, preservando de forma segura todos os trabalhadores, clientes e cooperados envolvidos  em suas atividades. As vendas vêm sendo recuperadas aos poucos. Essa semana, considerando as vendas da Páscoa, embora muito aquém dos índices de anos anteriores, a expectativa é de melhora, com o mercado se restabelecendo gradativamente. “Acreditamos muito que este período, tão difícil para todos, será superado em breve. É inimaginável um mundo sem flores e plantas, pois elas são o alimento para a alma e, neste momento, precisamos estar bem nutridos, tanto fisicamente quanto espiritualmente”, enfatiza Thamara.  

terça-feira, 7 de abril de 2020

Hospital Maternidade de Campinas precisa garantir estoque para o Banco de Leite

O Hospital Maternidade de Campinas já começa a intensificar a campanha de doação de leite materno para garantir o estoque necessário para o atendimento dos 62 leitos de sua UTI - Unidade de Terapia Intensiva - e UCI - Unidade de Cuidados Intermediários - Neonatal (recém-nascidos). Essa sazonalidade, caracterizada pelo clima mais seco e frio do outono e do inverno (de abril a setembro), aumenta a ocorrência de patologias respiratórias, principalmente nos bebês, pois ainda não desenvolveram as defesas do organismo para combatê-las.
O Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas registra hoje em estoque 183 litros de leite materno, enquanto o ideal é chegar aos 200 litros mensais, em média, para suprir os bebês internados na UTI e na UCI. Cada litro de leite materno doado pode alimentar até 10 recém-nascidos por dia. “É importante estarmos preparados para esse crescimento da demanda na UTI e na UCI, como ocorre todos os anos. Antecipando a campanha, corremos menores riscos e garantimos a alimentação dos nossos bebês”, explica o Dr. Carlos Ferraz, presidente do Hospital.

As doadoras só precisam ir ao hospital uma única vez para realizar o exame de sangue para a verificação de sorologias de Sífilis, Hepatites B e C, doença de Chagas, HTLV (Vírus Linfotrópico da Célula Humana) e HIV (Aids). A coleta é feita nas residências, uma vez por semana. São atendidas também doadoras que moram em municípios vizinhos. No entanto, como o Banco de Leite utiliza o único veículo disponível para todos os demais setores e serviços do hospital, é priorizada a coleta em municípios onde haja mais de uma doadora.
Para doar
Para ser doadora é necessário que a mulher seja saudável, que esteja amamentando o próprio filho e que tenha uma produção excedente de leite após a mamada. O primeiro passo é fazer o agendamento prévio para o cadastramento e realização do exame pelo telefone (19) 3306-6039. Tudo é gratuito.

A realização do exame é rápida, pois se trata apenas de uma coleta de sangue. O atendimento é feito apenas às segundas-feiras, das 13h às 15h, no ambulatório da Rua José Paulino, n° 1774, na lateral do acesso principal da Maternidade (entrada pelo estacionamento em frente à Igreja do Nazareno). Esse ambulatório está sendo utilizado exclusivamente para o atendimento às lactantes, a fim de que elas não tenham qualquer contato ou acesso ao hospital. Os agendamentos respeitam períodos de meia hora para, inclusive, não haver mais do que uma ou, no máximo, duas mães no local no mesmo momento.

Cuidados redobrados
Sempre houve cuidado extremo na coleta do leite materno. Agora, no entanto, os cuidados estão redobrados diante da pandemia da Covid-19. As doadoras estão sendo orientadas a reforçarem os cuidados com a higiene das mãos e dos frascos, a usarem as toucas e máscaras fornecidas semanalmente pelo próprio hospital e a não coletarem o leite caso tenham qualquer sintoma de gripe, resfriado ou mesmo tosse, assim como ninguém da residência pode apresentar esses sintomas. “A doadora tem que ser e estar saudável para a realização da coleta”, informa a coordenadora do Banco de Leite Humano do Hospital Maternidade de Campinas, Olívia Favaro.

“As doadoras são orientadas a nos comunicar imediatamente caso apresentem algum sintoma respiratório, tosse, resfriado ou gripe para a interrupção imediata da coleta. Todas as semanas, antes de coletarmos os frascos nas residências, telefonamos para a doadora para saber se ela, o bebê e todos na residência estão saudáveis. Somente então a coleta é efetivada e entregue o novo kit com o frasco de armazenamento, touca e máscara, para a maior segurança de todos. Todo o leite coletado passa pelos mais rigorosos processos de pasteurização e análise da qualidade antes de servir como alimento para os bebês internados”, esclarece Olivia.
A coleta na residência é feita de segunda a sexta-feira pelo motorista da Maternidade, acompanhado por uma técnica de enfermagem exclusiva do Banco de Leite (que não atua em qualquer outro setor do hospital). O leite doado é transportado em caixas isotérmicas com gelo (geloc) e com controle de temperatura feito por termômetro digital. A visita às residências é feita com todos os equipamentos de segurança recomendados.

O aleitamento materno é a forma mais natural e segura de alimentar a criança no início da vida. No leite materno são encontrados diversos componentes imunológicos, tornando esta prática essencial para alcançar o crescimento e o desenvolvimento infantil adequados, além de promover benefícios para a saúde física e psíquica da mãe e do bebê. A criança amamentada pela mãe apresenta menor incidência de infecções, menor tempo de hospitalização e menor incidência de reinternações.
Coronavírus
Até o momento da publicação da Nota Técnica Nº 5/2020 pela Secretaria de Atenção Primária à Saúde, do Ministério da Saúde, não havia evidências sobre a transmissão do coronavírus através da amamentação, e considera-se prudente manter as doações. E, por segurança, o Ministério da Saúde determina ser “contraindicada a doação de leite humano por mulheres com sintomas compatíveis com síndrome gripal, infecção respiratória ou confirmação de caso de SARS-Cov-2 e também as que tenham contatos domiciliares de casos com síndrome gripal ou caso confirmado de SARS-Cov-2”.

Produtores de flores homenageiam funcionários do Hospital de Clínicas da Unicamp

Os funcionários do Hospital de Clínicas da Universidade de Campinas (Unicamp) começaram o turno da manhã de forma diferente nesta segunda-feira, 6 de abril. Eles foram surpreendidos pela chegada de carrinhos e mais carrinhos de flores e plantas ornamentais, doadas pelos produtores de Holambra vinculados às cooperativas Veiling e Cooperflora para, através de parte dos funcionários do HC, homenagear os colaboradores da área da Saúde em reconhecimento ao trabalho que realizam e, especialmente, neste momento da pandemia da COVID-19. Foram entregues cerca de 420 vasos de cyclamens, tulipas, cúrcumas, callas, azaleias, crisântemos, orquídeas Phalaenopsis, celósias, antúrios, e kalanchoes, além de, aproximadamente, 200 maços de flores de corte, como rosas, lírios e alstroemerias. A doação foi coordenada pelo Ibraflor - Instituto Brasileiro de Floricultura em conjunto com a Prefeitura Municipal de Holambra.

"Estamos vivendo um momento difícil, principalmente para os profissionais da Saúde. Nossa intenção é trazer a alegria, a harmonia das cores e a beleza das flores e plantas para a casa dessas pessoas que passam a maior parte do dia dentro do hospital”, explica Mattheus Yeda, diretor técnico do Ibraflor e responsável pela entrega junto com o produtor Eddy Sleutjes. A equipe do hospital encarregou-se de distribuir as flores aos funcionários da linha de frente que estavam trabalhando no momento da entrega.
Situação do mercado floricultor
Holambra tem o título de “Capital Nacional das Flores” por concentrar cerca de 45% da comercialização nacional do produto. A floricultura brasileira também sente os reflexos da pandemia do coronavírus, com ameaça de falência de 66% dos produtores. Para evitar a catástrofe, o Ibraflor apela ao Governo Federal, por meio do Ministério da Agricultura, e aos governos estaduais e municipais para que flexibilizem as regras para a comercialização das flores e plantas, por serem produtos perecíveis, e considerando que elas “promovem o bem-estar, celebram a vida, resultam em sorrisos e geram emoções”. “Acreditamos no poder das flores e das plantas, pois elas são alimento para a nossa alma”, diz Mattheus