Aprovado em 2001, Plano Diretor levou o desenvolvimento a diversas regiões e preservou qualidade de vida
É a partir de seu Plano Diretor que uma cidade cresce. A aprovação do Plano Diretor de Indaiatuba, em 2001, abriu as portas do desenvolvimento ordenado da cidade. Desde então, o município passou de 151 mil habitantes para 226 mil (IBGE 2014). O crescimento populacional veio impulsionado pelo desenvolvimento econômico e social, que coloca Indaiatuba entre as quatro melhores cidades da Região Metropolitana de Campinas para se investir, de acordo com estudo feito pela Consultoria Urban Systems e publicado pela revista Exame, em abril.
O objetivo desse estudo foi identificar os municípios com mais de 100 mil habitantes que têm maior potencial para receber novos empreendimentos. A avaliação levou em consideração crescimento populacional entre 2000 e 2010, população economicamente ativa em 2013, Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), e outros dados, como o Índice FIRJAN de Gestão Fiscal, geração de empregos formais, empresas com mais de 1000 colaboradores e número de matrículas no ensino superior em relação à população economicamente ativa.
Umas das empresas que optou por em Indaiatuba recentemente foi a fabricante de tratores e máquinas agrícolas John Deere. Para sua chegada, a Prefeitura realizou uma revisão no Plano Diretor, ampliando a área do Distrito Industrial e criando novas áreas urbanas.
O crescimento do parque industrial, que há dez anos contava com 350 empresas e saltou para 853 em 2014, também levou a cidade a rever seu planejamento de trânsito e hoje está sendo construído um anel viário para ligar a região norte de Indaiatuba ao Distrito Industrial e à rodovia SP-75. A obra foi iniciada com a duplicação da Estrada da General Motors (IDT 372), com cerca de 2,2 quilômetros, e que foi concluída no início desse ano.
De acordo com o secretário de Planejamento Urbano e Engenharia, Sandro Coral, o anel terá ao todo cerca de 13 quilômetros de extensão. O principal objetivo da administração municipal é melhorar a mobilidade urbana e levar o desenvolvimento para outras regiões da cidade. "Com a obra do anel viário iremos diminuir o trânsito das principais avenidas e criar condições para a instalação de comércios e serviços nos novos bairros em desenvolvimento”, diz o secretário, ressaltando que está em estudos preliminares o projeto de uma avenida ligando Indaiatuba a Viracopos.
Segundo o secretário, os bairros centrais da cidade são os que têm mais vocação para a verticalização devido à oferta de serviços e comércios nas proximidades. Hoje, o município conta com 88 empreendimentos verticais, entre prontos e em construção.
O Plano Diretor de Indaiatuba permitiu a construção de empreendimentos verticais em alguns bairros que até então eram estritamente compostos por casas. Isso aconteceu na marginal do Parque Ecológico, onde foram lançados os primeiros prédios no início do ano 2000, como o Piazza Treviso, da Congesa, entregue em 2004. As novas construções transformaram a região e atraíram também empreendimentos comerciais e de serviços para atender ao crescimento da população, como o Poupa Tempo e o centro de convenções. A área do Córrego Belchior também passou por transformação e conta com pista para caminhada, academia da terceira idade, iluminação moderna e a nova biblioteca.
Mesmo com as mudanças urbanísticas que permitiram o crescimento, a cidade mantém a qualidade de vida, uma de suas características mais marcantes, e tem sido escolhida por muitas pessoas como o lugar para investir e viver.
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