terça-feira, 30 de setembro de 2014

1ª cirurgia com a Endoprótese Fenestrada Anaconda no Brasil

Tratamento endovascular de aneurisma da aorta
 No próximo dia 13 de outubro, o cirurgião vascular Dr. Guilherme Vieira Meirelles realizará, no Hospital e Maternidade Madre Theodora, em Campinas, a 1ª cirurgia com a Endoprótese Fenestrada Anaconda.
Esta prótese é utilizada para o tratamento endovascular de aneurisma da aorta envolvendo as artérias viscerais, ou seja, as artérias renais, mesentérica superior e tronco celíaco. 
A aorta é a maior artéria do corpo, iniciando no coração e sendo seus ramos responsáveis pela nutrição desde o cérebro até os membros inferiores.  O aneurisma se constitui em uma dilatação do vaso podendo ser causado por diversos fatores, sendo o degenerativo o mais frequente. A grande preocupação com o aneurisma da aorta está relacionada ao risco de ruptura. Quando tratado de forma eletiva a mortalidade cirúrgica é inferior a 5%, mas quando roto pode chegar a mais de 70% dos casos dependendo do segmento aórtico acometido e da situação hemodinâmica na chegada ao hospital.
Países como a Alemanha, Reino Unido, França e Canadá já realizam o implante cirúrgico desta endoprotese.
Cerca de 800 casos já foram realizados com este método e tecnologia. A empresa Terumo Medical do Brasil recebeu da Anvisa, em fevereiro deste ano,  a autorização para a comercialização da Endoprótese Fenestrada Anaconda no Brasil.
O tratamento endovascular "Trata-se de um procedimento menos invasivo, sem a necessidade de abertura do abdome, e o mais importante é que esta endoprótese é confeccionada especificamente para o paciente que será tratado. Já temos feito a utilização de endoproteses fenestradas a algum tempo, o diferencial desta  é que além de ser reposicionável   permite que se confira o correto posicionamento das fenestras em um modelo de acrílico antes do uso da mesma no paciente ", comentou dr. Guilherme.
A fábrica da Terumo/ Vascutec, localizada em Glasgow na Escócia, baseada nas medidas da tomografia do paciente produz a endoprotese sob medida para cada caso.
Na Terumo de Tóquio é confeccionado o modelo em acrílico com tamanho e medidas reais da aorta aneurismática com seus ramos do paciente, em uma impressora 3D. 
Após o Dr. Guilherme Meirelles ter testado a endoprotese no modelo em acrílico e aprová-lo a Terumo/ Vascutec confeccionou a endoprotese definitiva para o tratamento deste doente.
Através da tecnologia de impressão 3D do modelo do aneurisma, foi possível testar a endoprotese e verificar sua adequação ao paciente aumentando a segurança do procedimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário