Obra entregue no início de dezembro contempla sistema de captação de água pluvial e forro acústico estilo Baffles no Fire Classe “A”
O
Clube 9 de Julho apresentou para a imprensa seu novo salão social
para eventos, na tarde desta terça-feira, 17, durante uma coletiva
realizada na sala de reunião. A obra, assinada pelo arquiteto
William Camargo teve início em meados de agosto de 2012 e foi
entregue na primeira quinzena deste mês.
Construído
com recursos próprios e financiamento bancário, o novo salão de
eventos do Clube 9 de Julho conta com uma área construída de 2.733
mil m² e uma área total de 4.138 m², que deve acomodar em torno de
1,2 mil pessoas em eventos gastronômicos e um número quase três
vezes maior – em torno de 2.950 pessoas – quando não houver
mesas. O projeto contempla acesso independente para embarque e
desembarque de veículos, amplo salão de eventos – com pé-direito
de oito metros e forro acústico estilo Baffles no Fire Classe “A”
(confeccionado com espuma de poliuretano poliéster auto extinguível,
que não propaga fogo) – camarotes com vista panorâmica, camarins
individualizados, american bar, elevador para uso de deficientes,
amplos sanitários, ampla cozinha, bar e uma área externa.
Além
do que já estava definido no projeto inicial, o prédio ganhou um
sistema hidráulico de captação de água pluvial, com reserva de 30
mil litros, que já está sendo utilizado para jardinagem e lavagem
de áreas externas. Visando um melhor aproveitamento da luz natural,
o projeto inicial de sistema de iluminação também sofreu algumas
mudanças e foi instalado um sistema de condicionado, que não estava
previsto inicialmente. “Procuramos modificar um pouco as áreas de
luz natural do salão, isso para dar mais luminosidade durante o dia
e também para dar maior circulação de ar externo, com isso
economizamos energia com luzes e ar condicionado”, ressalta o
presidente do Clube, Helio Roberto Castro.
Com
isso, a previsão inicial de custos da obra, que girava em torno de
R$ 2,7 milhões para uma área construída de aproximadamente 2 mil
m², que acabou ganhando mais 733 m², teve um aumento de R$ 990 mil,
totalizando R$ 3.690.000,00. O projeto teve um custo total de
aproximadamente R$ 4,7 milhões, valor este que acabou sendo
impactado pelos itens de acabamento como ar condicionado, acabamento
acústico, esquadrias de alumínio e vidros temperados, além dos
equipamentos de cozinha e bar, preparação para som e iluminação,
lustres, entre outros itens.
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