terça-feira, 20 de agosto de 2013

Lançamento de livros reúne 700 crianças em Mogi Guaçu


Aproximadamente 700 crianças da Escola Municipal Alice Campos Silva participaram do lançamento de dois livros infantis na última quinta-feira (dia 15), no Centro Cultural de Mogi Guaçu, de manhã e à tarde. Os livros O Vento e o Gato de Maria Isabel Vaz Guimarães (Meri), e Presente Amigo do ilustrador André Ceolin e textos de João Proteti, tiveram patrocínio da MAHLE Metal Leve e fazem parte do programa de incentivo à leitura. A empresa já patrocinou cerca de três milhões de livros e acredita que o livro é o melhor presente que os pais podem oferecer aos filhos.
As duas obras tiveram o incentivo do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura do Governo do Estado de São Paulo. A realização recebeu o apoio da Track&Marketing Comunicação e Eventos Ltda e da Associação Edelweiss.
Durante o encontro, as crianças puderam fazer perguntas aos ilustradores, adivinhar o que estavam desenhando no palco, descobrir como é o trabalho que desenvolvem e como funciona o processo criativo dos desenhos.
“Adoro desenhar, faço isso desde pequena”, contou Meri aos estudantes, e ressaltou ainda que o livro foi baseado em sua gata Bella, de 3 anos e meio, e em suas peripécias. Já Ceolin afirmou que recorreu à imaginação para criar a estória do macaquinho de seu livro. “Uso bastante o computador para fazer os desenhos e já ilustrei muitos livros infantis”, revelou também para a atenta plateia repleta de crianças.
O secretário municipal de Cultura Luiz Carlos Ferreira destacou a espontaneidade e a interação das crianças com os ilustradores como um dos pontos positivos do evento. “Foi bastante livre e natural a forma como os ilustradores fizeram sua exposição e passaram para as crianças a importância da pesquisa para a criação”, afirmou. Segundo ele, os alunos saíram do encontro com a curiosidade e o intelecto aguçados.
Para a professora Karen Mandaio, do 1º ano do Fundamental I, momentos como o proporcionado pelo encontro são importantes para despertar o interesse para a leitura. “Durante as práticas em sala de aula sempre exploramos a escrita e as ilustrações, e, com o evento, as crianças puderam aprender o que acontece durante a produção do livro”, destacou.
A ideia foi partilhada pela docente do 3º ano do Fundamental I, Vanessa Jacomussi, que também contou como pretende utilizar os livros em sala de aula. “Com O Vento e o Gato pode-se trabalhar a produção do texto, e no caso do Presente Amigo, uma proposta é pedir para os alunos reescreverem a estória”, disse.
A aluna Maryana de Oliveira César, de 8 anos, esperou ansiosa para receber os dois livros, já que também gosta muito de desenhar, segundo ela. Thyago Petter Esteves, de 7 anos, além de bastante empolgado com as publicações, prometeu compartilhar as estórias. “Achei muito legal, vou mostrar para todo mundo que mora na minha casa”, contou.
As crianças ganharam um livro autografado de cada ilustrador. A tiragem total foi de 3.000 exemplares, que serão distribuídos gratuitamente pela Secretaria de Educação de Mogi Guaçu. No final da tarde, Meri e Ceolin também se reuniram com grafiteiros da cidade para trocar experiências sobre a arte da ilustração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário