domingo, 26 de maio de 2013

Drama sobre amor entre meninas, "La Vie D'Adèle" ganha a Palma de Ouro em Cannes


Com fortes cenas de sexo entre duas meninas, o francês "La vie D'Adele" (A Vida de Adèle), de Abdellatif Kechiche, venceu a Palma de Ouro do Festival de Cannes.
O filme mostra as descobertas sexuais de uma garota de 15 anos que se apaixona por outra moça. O prêmio foi dado pelo júri presidido por Steven Spielberg, que fez questão de mencionar o grande trabalho do diretor e das atrizes Léa Seydoux e Adèle Exarchopoulos.
 
A Palma veio num momento em que o debate sobre casamento gay pega fogo na França, com católicos e ultraconservadores protestando nas ruas contra a aprovação do casamento. Mas Spielberg negou que a decisão tenha sido política. "Para nós, é uma grande história de amor que carrega uma mensagem muito positiva. E a propósito, as personagens não se casam", brincou.
 
Também foi surpreendente a Palma para um filme tão sexual vinda de Spielberg, diretor que filmou apenas uma cena de sexo em toda a sua carreira – em "Munique" (2005).
 
O Grande Prêmio do Júri, segundo lugar, ficou com a comédia dos irmãos Coen, "Inside Llewyn Davis", sobre um cantor de folk fracassado na Nova York dos anos 60. O ator Oscar Isaac, que vive o Llewyn do título, recebeu o prêmio em nome dos diretores.

O Prêmio do Júri, espécie de terceiro colocado, ficou com o japonês "Like Father, Like Son" (Tal pai, tal filho), de Hirokazu Kore-Eda, drama sobre duas famílias que descobrem que seus filhos foram trocados na maternidade há seis anos.
O veterano Bruce Dern levou a Palma de melhor ator pelo papel do velhinho que imagina ter ganhado na loteria em "Nebraska", de Alexander Payne – despontando desde já como um favoritos ao Oscar de melhor ator em 2014. Dern não estava mais em Cannes, e Payne recebeu o prêmio no seu lugar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário