quinta-feira, 26 de abril de 2018

Comércio de Holambra se prepara para o Dia do Rei

Lojas localizadas principalmente no boulevard holandês da Rua Dória Vasconcelos aproveitam as comemorações que incluem o desapego de roupas, sapatos, artigos de decoração e utensílios para venda nas ruas e montam, no calçadão, bancas com ofertas de produtos com até 50% de desconto.
Holambra é brasileira e seus habitantes vivem sob um regime político republicano. Mas a pequena cidade do interior paulista não esquece suas origens e veste-se de laranja, cor da monarquia holandesa, para comemorar, do modo mais tradicional possível, o Koningsdag (Dia do Rei), celebrado em 27 de abril, data do aniversário do atual monarca, Willem-Alexander.
Entre as tradições holandesas nesse dia está o “desapego coletivo”. Os holandeses tiram dos armários e estantes o que não querem ou não serve mais e montam barraquinhas ou estendem tapetes no chão para vender tudo por um bom preço no brechó conhecido na Europa como “mercado das pulgas”.  O comércio de Holambra também mantém a tradição e oferece centenas de produtos para a venda com interessantes promoções.
A Holambra by Designers e a Casa Bela Decorações, localizadas no boulevard holandês da Rua Dória Vasconcelos, por exemplo, montarão as bancas com ofertas de produtos no calçadão não somente na sexta-feira, mas, também, no sábado e no domingo, quando é esperado maior número de turistas na cidade.
Sobre o Dia do ReiTrata-se de um feriado nacional na Holanda para a comemoração do aniversário do monarca regente. As cidades holandesas, principalmente Amsterdã, promovem grandes festas ao ar livre. São realizados shows e performances nas praças, os canais ficam repletos de barcos decorados com a cor laranja (da realeza) e lotados de súditos festejando. O desapego coletivo que forma o “mercado de pulgas” nesse dia faz parte das comemorações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário