terça-feira, 1 de agosto de 2017

Video mapping e projeções fulldome são destaques do projeto “Arte Palavra Alimento”

Com performances ao vivo, VJs criam cinema imersivo para abordar a importância dos alimentos em nossa vida; evento acontece entre os dias 3 e 13 de agosto, no Parque D. Pedro Shopping
Entre os dias 03 e 13 de agosto de 2017, Campinas recebe o projeto “Arte Palavra Alimento”, que promete aguçar os sentidos dos visitantes com estímulos visuais de última geração. Na ocasião, os mais renomados VJs especialistas em produções audiovisuais com projeções de vídeo 360°, VJ Spetto, VJ Zaz e VJ Ortega, farão apresentações ao vivo em três domos para contar de maneira inédita a evolução da relação entre os seres humanos e a obtenção e produção de alimentos. As projeções serão realizadas na Alameda Parque D. Pedro, no Parque D. Pedro Shopping.
A visitação é gratuita e o patrocínio é da empresa Syngenta. A realização é da produtora cultural Incentivar, por meio de Lei Federal de Incentivo à Cultura. O Parque D. Pedro Shopping é um dos apoiadores do projeto.
Para conferir essas projeções, os visitantes percorrem um caminho formado por três grandes domos geodésicos (cúpulas de até 8,5 metros de diâmetro especialmente concebidas para projeções de vídeos a 360°). “A escolha pela realização das performances em domos é para promover a imersão do visitante no assunto. Numa tela fulldome, o espectador está literalmente dentro da projeção.  Então tudo muda; o jeito de pensar o roteiro, a ação e a técnica de produção. O timing também é outro, pois uma informação que cruza o domo deve respeitar o tempo de observação, não dá para fazer tudo tão rápido, pois não há tempo hábil para acompanhar a informação trafegando no espaço. Temos que respeitar o espaço. É uma evolução na comunicação, nesse caso, utilizada como forma de ensino. Respeitamos a forma para expressar melhor o conteúdo”, explica VJ Spetto.
O objetivo do projeto é fazer com que o público se sinta parte da história, demonstrando como a necessidade de alimento contribuiu para a mudança no modo de vida dos grupos humanos e, atualmente, movimenta diversas cadeias produtivas da economia até chegar às mesas. O conteúdo das projeções destaca a presença dos principais alimentos consumidos pelo homem desde 5 mil anos A.C. até os dias atuais, além de abordar questões importantes como segurança alimentar e desperdício. “É uma grande oportunidade para nós podermos participar de iniciativas culturais, especialmente de projetos como o Arte Palavra Alimento, que além de ter uma abordagem inovadora, destaca os desafios da segurança alimentar. O conteúdo transmite a mensagem de esperança no futuro, mas com atenção voltada para a necessidade de mudança de hábitos agora”, explica Pablo Casabianca, Diretor de Assuntos Corporativos da Syngenta.
Léo Scopin, produtor cultural da produtora Incentivar, explica que “as escolhas para o projeto partiram do desejo de proporcionar programação cultural gratuita e entretenimento, mas com uma mensagem para reflexão crítica e educativa, atuando na formação do público para as artes visuais, por meio de novas mídias. A primeira edição aconteceu em novembro de 2016 em São Paulo, agora estamos trazendo a experiência para Campinas”.

Nas projeções você encontrará:

DOMO 1 (6 metros): Projeção mapeada intitulada “Palavra, som da vida”. 
DOMO 2 (8 metros): Projeção fulldome intitulada “O alimento e o tempo”.
DOMO 3 (8 metros): Projeção fulldome intitulada “Nós e o amanhã”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário