quarta-feira, 31 de maio de 2017

Casa da Mulher Anália Franco oferece atendimento a gestantes adultas e adolescentes

Serviço gratuito inclui apoio social e psicológico, além de dinâmicas em grupo e palestras
Gestantes adultas e adolescentes que procuram apoio e orientação durante esse importante momento da vida encontram portas abertas durante o ano todo nos Grupos de Gestantes da Casa da Mulher Anália Franco, de Indaiatuba. Para participar basta ser moradora da cidade e comprovar gestação mediante cartão pré-natal. As reuniões acontecem às segundas-feiras, das 14h às 16h, para adolescentes (13 a 17 anos), e às terças-feiras, das 13h30 às 16h30, para gestantes adultas (a partir de 18 anos). 

“A gestação é uma fase muito importante na vida da mulher. Porém, a falta de informação durante esse período desencadeia situações de vulnerabilidade. Mas podemos diminuir ou evitar isso por meio de um atendimento adequado e preventivo”, explica a coordenadora da Casa da Mulher, Elisabeth Athayde.

Além de apoio social e psicológico, as mulheres adultas do Grupo de Gestantes participam de rodas de conversa, dinâmicas de grupo e palestras que abordam temas como a importância do planejamento familiar, direitos da gestante, tipos de partos e sinais de partos, maior tempo no aleitamento materno, cuidados diversos com o bebê, primeiros-socorros, depressão pós-parto, entre outros. Além disso, fazem oficinas de artesanato, onde são produzidas algumas peças para o enxoval do bebê. 

O mesmo cuidado e acolhimento acontece no Grupo de Adolescentes Gestantes, que oferece serviço de convivência e fortalecimento de vínculos. O foco é a convivência familiar e comunitária, contribuindo para o retorno ou permanência da adolescente na escola. 

“Durante o período que está no grupo, a gestante se sente acolhida e pode trocar experiências com as demais participantes. Assim, com a convivência, é possível diminuir angústias e nutrir o sentimento da maternidade de forma mais positiva. Ao final da gestação, as mulheres recebem um enxoval completo, fornecido pela Funssol de Indaiatuba, e algumas peças que elas mesmas ajudaram a produzir. E isso também é fundamental para o vínculo saudável entre mãe e bebê”, explica a coordenadora da Casa. 

As inscrições para os Grupos de Gestantes devem ser feitas mediante apresentação dos seguintes documentos, original e cópia: comprovante de residência recente, carteira de trabalho atualizada e/ou holerite recente de todos os moradores da residência, comprovante de pensão ou aposentadoria (quando houver), documento de identidade, CPF, certidão de nascimento dos filhos (quando houver), certidão de casamento, foto recente e comprovante do pré-natal. Para as adolescentes, além da documentação acima, é necessário apresentar declaração escolar e assinatura do responsável legal na ficha inscrição.

Os serviços oferecidos são gratuitos. Vale lembrar que a Casa da Mulher Anália Franco é um Departamento de Promoção Social do Centro Espírita Padre Zabeu Kauffman, porém acolhe mulheres de todas as formações religiosas. O endereço é Rua 13 de maio, 1076 – Cidade Nova – Indaiatuba / SP. Outras informações pelo telefone (19) 3834-5297 ou e-mail casadamulher2001@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário