Considerada uma das mais belas edições da história do evento, a Campinas Decor 2016 será reaberta ao público nesta sexta-feira, 24 de junho, a partir das 14h, e poderá ser visitada até 24 de julho no Palácio de Cristal, imponente prédio localizado no Lago do Café, no bairro Parque Taquaral. A mostra de arquitetura, decoração e paisagismo estava fechada temporariamente devido aos danos causados pelo temporal registrado em Campinas na madrugada de 5 de junho.
Organização, expositores, fornecedores, patrocinadores e parceiros da Campinas Decor trabalharam em ritmo acelerado para que a mostra pudesse reabrir tão bonita quanto antes. Todos os ambientes atingidos foram restaurados e apenas alguns itens ficaram diferentes dos originais.
As organizadoras, Stella Pastana Tozo, e Sueli Cardoso, afirmam que a mostra poderá continuar normalmente e que valerá a pena conferir o resultado. “A Campinas Decor retorna ainda mais forte. Quem viu as imagens dos estragos com certeza ficará impressionado de ver tudo reerguido”, afirma Stella.
Sua sócia, Sueli, acrescenta que, para compensar o período em que esteve fechada, a exposição terá seu período ampliado. “Inicialmente, a mostra duraria 45 dias. Com a nova data, terminando em 24 de julho, agora contaremos com um período total de 54 dias. Quem ainda não conheceu deve aproveitar a oportunidade para conhecer. Quem já visitou, também deve vir para conferir o incrível trabalho de reconstrução”, resume.
O temporal causou estragos tanto na parte interna quanto externa da mostra. Pelo menos oito árvores na área do evento foram derrubadas, além de outras do parque, 21 vidros quebraram e 38 ambientes, de um total de 52, foram afetados, sendo que desse total, dois foram totalmente destruídos e tiveram que ser recomeçados do zero. Outros três também tiveram estragos muito significativos e oito foram bastante danificados, enquanto os demais tiveram problemas em menor proporção. Também houve danos nas instalações elétrica e hidráulica, que tiveram que ser refeitas em tempo recorde pela organização.
Aberta ao público no dia 13 de maio, a Campinas Decor 2016 reúne 52 ambientes internos e externos preparados por 73 dos mais renomados profissionais do segmento em Campinas e região. No total, são mais de 3 mil metros de passeio, que incluem serviços como restaurante, café e brinquedoteca, para tornar o programa ainda mais completo.
A parte inferiorabriga a residência de uma família fictícia, com diversas salas, banheiros, suítes e home cinema, além dos ambientes funcionais para atendimento aos visitantes, como o restaurante. No segundo piso, café, lofts e estúdios variados. Destaque também para a ampla área externa, destinada aos projetos de paisagismo, com jardins e praças diversos.
A realização da Campinas Decor no parque foi viabilizada devido a um termo de permissão de uso firmado entre a organização do evento e a Secretaria Municipal de Cultura. O termo tem como objetivo a cooperação entre o governo municipal e a iniciativa privada para a conservação do prédio.
Organização e expositores recuperaram o imóvel assinado pelo arquiteto Roberto José Goulart Tibau, em 1971. Erguida na época para receber o Instituto Brasileiro do Café, a construção abrigava até o início deste ano o Arquivo Municipal de Campinas.
O prédio projetado por Tibau possui forte influência do estilo do arquiteto franco-suíço Le Corbusier, pela predominância do concreto aparente, tirando partido da robustez e vigor que o emprego do material viabiliza. A obra em escala monumental se funda no jogo entre o vidro e as possibilidades escultóricas do concreto armado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário