Estudantes das Faculdades de Educação (FE) e de Saúde e Ciências da Vida (FSCV) arrecadaram mais de 800 litros de leite que foram repassados a três entidades beneficentes de Itu: Lar Escola Santo Inácio, Creche Lar André Luiz e o Centro de Educação Madre Teodora.
A campanha, que teve início no dia 6 de fevereiro e seguiu até o dia 20 com a entrega do material, foi um das ações do projeto Os melhores anos de suas vidas, desenvolvido pelas faculdades. Segundo o diretor Marcel Cardozo, o objetivo do projeto é receber os novos alunos de forma acolhedora. Para desmontar o conceito ultrapassado e violento do trote, desenvolvemos ações de orientação para a vida acadêmica, iniciando pela responsabilidade social desses futuros profissionais, afirma.
Foram realizadas também dinâmicas e atividades de apresentação visando integrar e orientar o novo acadêmico, com a participação dos mais de 100 professores que integram as duas faculdades, funcionários e também os veteranos. O curso de Pedagogia, por exemplo, promoveu um bota-fora destinado aos alunos que estão se formando e um bota-dentro para os novos alunos, que consistiu na apresentação das boas experiências do curso.
Já os estudantes de Enfermagem desenvolveram a integração com seus calouros promovendo uma campanha de prevenção à aids, com o apoio do Ambulatório de Moléstias Infecciosas da Prefeitura de Itu. A iniciativa, realizada nas duas primeiras semanas de aula, antes do Carnaval, teve um alcance aproximado de 3 mil acadêmicos dos campi I e II, que receberam preservativos e folhetos de orientação.
Outra iniciativa foi a semana de atividades promovida pelo curso de Psicologia, que buscou discutir e integrar o recém-chegado nas questões que envolvem a área. A proposta foi marcada por orientações, discussões, dinâmicas e debates que aproximaram o jovem universitário ao contexto profissional contemporâneo.
O projeto segue promovendo a integração das turmas através das redes sociais, tendo como ponto de partida a página do Campus I no Facebook (www.facebook.com/campusIceunsp). Visamos, com essa ação, integrar os alunos através das mídias sociais e, ao mesmo tempo, incentivar a constituição de vínculos e favorecer a aprendizagem colaborativa, aponta o professor Marcel.
Nenhum comentário:
Postar um comentário