O mês internacional de sensibilização para o autismo chegou e, como parte da campanha realizada todos os anos pela Iguatemi Empresa de Shoppings Centers, o Iguatemi Campinas irá realizar no sábado, dia 7, uma sessão especial de cinema adaptada para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias.
Gratuita, a “Sessão Azul” acontecerá às 11h, com a exibição do filme “Pedro Coelho”, no complexo Cinemark do terceiro piso do shopping, e os interessados em participar deverão se inscrever pela Internet, a partir das 12h desta terça-feira, 3, linkhttps://www.sympla.com.br/sessao-azul--shopping-iguatemi-campinas-abril2018__266728.
A sessão terá o apoio da Adacamp (Associação para o Desenvolvimento dos Autistas em Campinas), entidade parceira da FEAC que recebe apoio institucional através do Programa MOB – Mobilização para Autonomia.
O principal objetivo do projeto “Sessão Azul” é que as sessões adaptadas de cinema possibilitem a ambientação das crianças ao cinema, permitindo e encorajando que, ao longo do tempo, elas e suas famílias venham a frequentar as sessões regulares. Durante a sessão, que não trará trailers comerciais, a sala de cinema permanecerá com as luzes levemente acesas, o som ficará mais baixo e a plateia poderá andar, dançar, gritar ou cantar à vontade.
“Decidimos iniciar a realização dessas sessões após observarmos vários casos em que as famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) muitas vezes deixavam de ter um convívio social maior por receio ou em, alguns casos, até vergonha da reação do autista em situações que para ele talvez não sejam tão confortáveis, como por exemplo ir ao shopping, restaurantes, frequentar festas, ou ir ao cinema. Além disso identificamos que existem poucas opções de entretenimento especializado para essas famílias no Brasil.” – afirma a psicóloga Carolina Salviano, uma das idealizadoras do projeto e fundadoras da CapaciTEAutismo.
Desde dezembro de 2015, o projeto já atingiu mais de 20 mil pessoas. Em de abril, mês internacional de sensibilização para o autismo, serão realizadas 20 sessões em todo o país, em parceria com shoppings e com o projeto “Eu Faço Cultura”, permitindo que a maioria delas seja gratuita, como acontecerá no Iguatemi Campinas.
“É motivo de muito orgulho para nós participar deste movimento, com uma campanha que promove a conscientização de uma causa tão nobre. Queremos disseminar mais informação a respeito do autismo e contribuir para quebrarmos estereótipos e preconceitos”, afirma Alexandre Biancamano, diretor de marketing da rede Iguatemi.
Para contribuir com a causa, os frequentadores do Iguatemi Campinas que participarem da Sessão Azul poderão postar fotos da ação com as hashtags #LuzAzul, #IguatemiCampinasblueday e # WAAD.
Nenhum comentário:
Postar um comentário