segunda-feira, 25 de setembro de 2017

OSC GABRIEL lança a 19a Campanha Nacional de Doação de Órgãos





A OSC GABRIEL lança no próximo dia 28 de setembro a décima nona edição da Campanha Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos. No dia 27 de setembro é celebrado o DIA NACIONAL DO DOADOR DE ÓRGÃOS.
Este ano o enfoque dado ao movimento SETEMBRO VERDE quer lembrar à sociedade que o desafio do processo Doação X Transplante ainda é muito grande no Brasil.
Considerando as filas de pacientes ativos e semiativos por órgãos sólidos e as filas de córneas e medula são cerca de 46 mil pessoas que aguardam por um gesto de solidariedade que é a doação.
Infelizmente a recusa da família em autorizar a doação ainda é grande, 43% das famílias ainda recusam a doação de órgãos. Somente no ano de 2016 foram 2.100 óbitos ocorridos pela falta de órgãos para transplante.

Segundo Maria Inês Toledo de Azevedo Carvalho, presidente da OSC GABRIEL “há muito trabalho ainda a ser feito para sensibilizar e conscientizar a população sobre a importância de confiar no processo, autorizando a doação. Também existe um longo caminho para capacitar profissionais de saúde dos hospitais do país a identificar potenciais doadores e notificarem às Organizações de Procura de Órgãos de suas regiões. O gargalo está aí, uma vez que, vencidos todos esses desafios e o transplante realizado, vidas são salvas. Todos os dias vemos isso em nosso trabalho. São jovens, crianças, pais e mães de família voltando para uma vida normal e digna, com garra e vontade de viver, honrando da forma mais bela às famílias que autorizaram a doação que salvaram suas vidas”.
Somente na cidade de Indaiatuba existem 65 pessoas aguardando na fila, sendo um para coração, quarenta e dois para rim, vinte para córneas, um para fígado e um para transplante duplo de rim e pâncreas. Além desses existem pacientes em fase de exames para completar a documentação para ingressar na fila, que são os chamados de semiativos.
“Desde 2016 a Central de Notificação, Captação e Distribuição de Órgãos - CNCDO do Estado de São Paulo, disponibiliza os dados do Estado para serem publicados em nosso site www.gabriel.org.br” lembra Valdir de Carvalho, Diretor Executivo e fundador da organização. Essa informação facilita para que cada município do estado possa conhecer o número de pessoas que aguardam por uma doação para realizar o transplante e possam, de forma efetiva, contribuir para melhorar a captação local”.
Para lembrar o movimento SETEMBRO VERDE, prédios públicos e privados serão iluminados de verde nas semanas próximas a 27 de setembro.
São parceiros da ação Tec-Vidro, Aksell Química, Unimed Campinas, SESI, Polo Shopping Indaiatuba, Drogasil, Faculdades Anhanguera, BOS Banco de Olhos de Sorocaba, SWD Agência e Concessionária AB Colinas que fará a distribuição de cem mil folhetos nas praças de pedágio que administra.

A programação das ações para este ano acontece a partir do dia 28 de setembro, conforme abaixo:
Dia 28/9 Cerimônia de Homenagem às famílias dos Doadores de órgãos e aos Transplantados da cidade,
a partir das 19h na Câmara Municipal de Indaiatuba, à Rua Humaitá 1167, com participação musical de alunos do SESI Indaiatuba, sendo três violinos, uma viola, um violoncelo e piano que executaram duas peças, sendo Halelluia de L. Cohen e Bourrée, da Sonata N.o 2 em Sol Maior de G. Haendel.

Dia 30/9 Ação de sensibilização e informação sobre Doação de Órgãos e Tecidos, das 10 às 20h, no Polo Shopping com aferição de pressão arterial e testes de glicemia gratuitos realizados pela Drogasil e confecção do Cartão do Doador pelo BOS – Banco de Olhos de Sorocaba.
Mais informações pelo telefone (19) 3801-2047
Rua dos Andradas, 969 Cidade Nova - Fone: (19) 3801-2047 - Indaiatuba SP
page1image31656
www.gabriel.org.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário