sexta-feira, 28 de julho de 2017

Riqueza da culinária brasileira inspira o 9º Festival Gastronômico de Campinas e Região

Evento promovido pelo CRCVB com apoio da prefeitura acontecerá de 16 de julho a 6 de agosto e contará ainda com programação paralela
A riqueza da culinária brasileira irá inspirar a nona edição do Festival Gastronômico de Campinas e Região, que será realizada de 16 de julho a 6 de agosto pelo Campinas e Região Convention & Visitors Bureau, com apoio da Prefeitura Municipal de Campinas. Sob o tema “Brasil: um mundo de sabores”, os chefs de 24 restaurantes criaram menus especiais, compostos de entrada, prato principal e sobremesa, que poderão ser degustados ao preço promocional de R$ 54,90, somente no jantar.

Mantendo a tradição, o festival será aberto no dia 16 de julho - domingo mais próximo a 14 de julho, aniversário de Campinas -, com a quinta edição do Chefs na Praça, na Praça Carlos Gomes, e contará com uma ampla agenda de eventos paralelos, que seguirá até agosto,como o Festival de Queijos e Vinhos, o Fórum Gastronômico, a Fiesta Peruana de Gastronomia, Cultura e Turismo e o Ceasa Gourmet.

Para o Chefs na Praça, foram preparadas diversas atrações, como apresentações musicais e o já famoso Cozinha Show, com aulas shows abertas a todos os interessados, comandadas por docentes da Faculdade de Gastronomia da USF.

Uma novidade é que neste ano a programação paralela será iniciada no sábado, dia 15 de julho. Aproveitando a estrutura montada para o Chefs na Praça, a Praça Carlos Gomes receberá o Festival de Queijos e Vinhos, que terá, entre suas atrações, o Cozinha Show, trazendo aulas temáticas com a utilização de carne de jacaré selvagem de um projeto de manejo sustentável na Amazônia. 

“É um prazer poder iniciar mais uma edição de nosso festival, que chega ao nono ano com uma trajetória inegável de aprimoramento e consolidação. Trata-se de um evento consagrado e que é muito importante para a divulgação de nossa gastronomia e consolidação de Campinas como pólo de turismo”, afirma o presidente do CRCVB, Gilson Gomes de Oliveira. 

O diretor de gastronomia do CRCVB, Carlos Américo Lourdeo, explica que os chefs participantes seguiram a premissa de trabalhar com a riqueza e as especialidades regionais da cozinha brasileira, além de explorar as influências das várias nações que compõem a cultura do país, propiciando assim um amplo campo de criação. “O resultado é um cardápio rico em sabores e bastante atrativo para quem visitar os restaurantes”, diz.

A diretora de Turismo de Campinas, Alexandra Caprioli, complementa que o festival já entrou para o calendário oficial do município e que é muito aguardado pela população.
“Temos certeza de que a edição 2017 irá repetir e até quem sabe superar o sucesso das anteriores, pois os moradores de Campinas e também das cidades vizinhas esperam ansiosamente o que será oferecido no Chefs na Praça e nos restaurantes participantes”, explica. 
Participam desta edição do festival as operações Armazém Cambuí, Bellini Ristorante, 
Big Jack, Bonelli Restaurante e Pizzaria, Don Manoel, El Tambo Bar e Restaurante, Esquinica, Estação Marupiara, Forneria San Pietro, Green House Gourmet Restaurante,Joe & Leo´s, Kaizen Japanese Food, La Palette, La Pasta Gialla, La Salamandra, Lagundri, Lima Restobar, Matisse, Olivetto Restaurante e Enoteca, Outback Steakhouse, P.F. Chang´s, Prime Italian, Simetria e Vila Paraíso.

Realizada com o apoio da Prefeitura Municipal de Campinas, a edição 2017 contará mais uma vez com o patrocínio da Universidade São Francisco (USF), cujo Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia, do Campus Campinas (Unidade Cambuí), é referência no ensino da alta gastronomia no país e detém nota máxima na avaliação do Ministério da Educação.
A universidade irá sediar e coordenar os debates do Fórum Gastronômico, além de integrar a programação do Chefs na Praça com aulas seguidas de degustação no Cozinha Show, que terá a participação de docentes e alunos.

O evento contará ainda com o patrocíniomáster da Eisenbahn e Alpi Distribuidora e patrocínio da Norton e apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e de Turismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário