Saiba os principais erros e anote algumas orientações para suas madeixas ficarem saudáveis em qualquer estação
Chegam as baixas temperaturas e os cuidados com os cabelos precisam ser redobrados. Mas segundo o cabeleireiro e colorista Nicholas Soares do salão Aguinaldo Cabelos by Andrea, tanto no Inverno como no Verão, existem dificuldades para manter o cabelo saudável e bonito. Como o cabelo da maioria das brasileiras tem a mesma característica - raiz oleosa e pontas ressacadas -, o problema é sempre o mesmo: frizz. Para ficar com as madeixas cheias de brilho e maciez, o especialista passou algumas dicas simples e práticas que não exigem aqueles rituais demorados:
Para começar, você precisa de um "kit básico de sobrevivência". Começando por um xampu que elimine a oleosidade e não resseque seu cabelo. Também é necessário um condicionador nutritivo para uso diário e uma boa máscara de nutrição para utilizar 1 vez por semana, com pausa de no máximo 10 minutos. “Finalize sempre com um leave-in ou óleo com proteção uv e térmica”, acrescenta Soares.
Para se livrar do frizz, uma boa máscara nutritiva para uso semanal acompanhada com bom óleo a base de sementes, como argan, jojoba ou amêndoas, mantém as escamas do fio seladas e supri os aminoácidos e proteínas necessários para o cabelo ter vida.
Para finalização do cabelo após sua lavagem, é muito válido o uso de óleo acetinado mais suave. “É um óleo diferente do reparador de pontas convencional. Pode ser utilizado com cabelo úmido e em pouca quantidade somente meio e pontas. Use sempre que lavar o cabelo ou no dia da hidratação em casa. Já os óleos com proteção térmica são ideais para uso do secador e proporciona uma textura leve e com polimento nos fios”, completa.
Xampu é a base
O xampu é a base para o tratamento. A grande tendência para o Inverno são os hipoalergênicos. “Eles contêm propriedades regenerativas que esfoliam a pele do couro cabeludo, eliminando o excesso de oleosidade acumulada no bulbo capilar e ativa a circulação sanguínea, equilibrando o ph dessa região que é bem sensível”, explica o especialista. Estes xampus vão controlar a oleosidade no couro e ainda prevenir uma possível queda ou escamação.
Na temperatura certa
A melhor temperatura da água é a ambiente. Caso a raiz esteja mais oleosa, prefira a água morna para auxiliar na diluição dos resíduos. ”Mantenha a água em temperatura ambiente para enxague do condicionador ou máscara”, destaca.
A água fria ou gelada traz mais brilho e maciez se utilizada somente no comprimento do cabelo, caso contrário, pode causar mais oleosidade ao couro cabeludo, já que o organismo produz mais oleosidade para regularizar a temperatura como forma de proteção.
Hidratação em casa
Para seu cabelo ficar lindíssimo neste inverno, o Nicholas presenteia com este passo a passo de hidratação caseira para combater o ressecamento e o frizz. Anote e faça em casa!
1ª Molhe o cabelo com água em temperatura ambiente para morna
2ª Aplique uma quantidade significativa de um condicionador convencional no comprimento e pontas. Não enxágue
3ª Aplique o xampu na raiz e massageie com a ponta dos dedos. Não aplique o xampu no comprimento, somente para higienização do couro cabeludo e raiz do cabelo, o que escorrer já ira limpar as pontas.
4ª Aplique um óleo de sementes ou vegetal no comprimento e pontas e sobreponha com uma máscara de nutrição. Deixe agir de 5 a 10 minutos e enxague abundantemente.
5ª Aplique um óleo leve com cabelo úmido e finalize como desejar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário