quinta-feira, 1 de setembro de 2016

E​xposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa chega a Campinas

Iniciativa tem apoio do Instituto CPFL e do Galleria Shopping 


A exposição itinerante do Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, retoma viagem e desembarca em Campinas no dia 14 de setembro, com abertura só para convidados às 19h30, e para o público em geral, no dia seguinte (15), a partir das 14h.

“Campinas e região terão mais uma chance de conhecer – ou rever no caso de quem já visitou – as atrações interativas e tecnológicas do Museu da Língua Portuguesa. Assim, Estação da Língua segue o itinerário aproximando a nossa rica diversidade dos visitantes e carregando na bagagem diferentes sotaques, expressões e modos de falar que mantêm o nosso idioma vivo e o nosso Museu da Língua Portuguesa sempre atuante e referencial para a cultura do Estado de São Paulo e do Brasil”, declara Antonio Carlos Sartini, diretor do Museu da Língua Portuguesa.

Na temporada 2016, a mostra Estação da Língua ficará em cartaz no Galleria Shopping (Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 – Jardim Nilópolis), de 15 de setembro a 16 de outubro, com entrada gratuita.

“A exposição é um recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa. Levamos a Praça da Língua, as Origens, a Grande Galeria e a Linha do Tempo, com destaque para o Mapa dos Falares, que exibe a singularidade do português falado em diferentes regiões do Estado de São Paulo - novidade especialmente dedicada a esse tour pelas cidades paulistas”, explica o arquiteto e sócio da Arquiprom Fernando Arouca, responsável pelo projeto.

“É com muita satisfação que nós, do Instituto CPFL, ajudamos a trazer a Campinas este recorte das áreas expositivas do Museu da Língua Portuguesa, um dos maiores patrimônios culturais da atualidade. Essa parceria inédita, em um espaço amplo como o do Shopping Galleria, nos ajuda a ampliar, em vários aspectos, o nosso diálogo e o nosso relacionamento com o público de Campinas e região que há mais de dez anos acolhe com tanto entusiasmo a nossa programação”, afirma Mário Mazzilli, diretor-superintendente do Instituto CPFL, apoiador da exposição.

Estação da Língua já passou por Araraquara, Santos, Registro, Sorocaba, Pirassununga, Ribeirão Preto, São José do Rio Preto e São Bernardo, alcançando a marca de mais de 90 mil visitantes.

A realização é do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria da Cultura; do IDBrasil Cultura, Educação e Esporte, organização social de cultura que gere o Museu da Língua Portuguesa; e da Arquiprom, proponente e produtora do projeto. O patrocínio é da CPFL Energia e o apoio local do Galleria Shopping.

A Estação da Língua

Em cada cidade por onde passa, a exposição está em um espaço cultural apropriado e, nele, o percurso acontece por seis áreas expositivas.

Logo no acesso do espaço da exposição o visitante entra no universo da palavra. Quinze poemas são projetados com recursos gráficos de animação.
Uma grande escultura de caixas apresenta o Museu da Língua Portuguesa e o público segue para o “desembarque”, formado por um painel gráfico com as origens da língua e um vídeo/animação, apresenta as conquistas e a expansão ultramarina de Portugal até o ano de 1500 – quando ocorre o descobrimento do Brasil. Essa seção inclui um terminal multimídia que permite ao visitante escutar os vários sotaques do português pelo mundo.

A terceira área expositiva parte da Linha do Tempo, consagrada no Museu da Língua Portuguesa com a evolução do idioma no Brasil até a atualidade. O visitante segue para terminais com telas sensíveis ao toque que apresentam a relação do português com outros idiomas, como as línguas indígenas e africanas, e também as influências dos imigrantes europeus em solo brasileiro.

O passeio se aproxima do fim num painel em forma de quebra-cabeça que apresenta um vídeo baseado em dez entrevistas especiais. O vídeo permite confrontar e mesmo sugerir um diálogo entre cinco cidades paulistas, ressaltando as particularidades linguísticas de cada região. A parada final destaca em projeções a presença diversificada da língua portuguesa no dia a dia do brasileiro, até mesmo em sonhos, com a apresentação de dois vídeos – Culinária e Danças.

Toda estrutura é transportada de uma cidade a outra em caminhões, pois a Estação da Língua foi projetada de maneira que possa ser desmontada e novamente aberta ao público em outro município em até sete dias.

Estação da Língua em Campinas
Data: 14 de setembro, às 19h30 - abertura só para convidados
De 15 de setembro a 16 de outubro, para o público em geral

Horário: De terça a sexta-feira e aos domingos, das 14h às 20h; aos sábado das 12h às 22h

Local: 1º Piso do Galleria Shopping (próximo à Livraria da Vila ) - Rodovia Dom Pedro I, Km 131,5 Jardim Nilópolis Campinas São Paulo - SP) 

Informações sobre agendamento: agendamento@arquiprom.com.br 

Entrada gratuita  

Nenhum comentário:

Postar um comentário