quarta-feira, 29 de junho de 2016

Entidade assistencial ABID completa seis anos de parceria com o Giovannetti


A partir dessa união nasceu o"Espaço Léo", local que abriga as atividades de um dos projetos da associação
A Associação Beneficente “Irmã Dulce” (ABID) completa neste mês (junho) seis anos de parceria com o Grupo Giovannetti Campinas. Um dos principais frutos dessa união foi à criação do Espaço Léo, inaugurado em agosto de 2014, na sede da instituição, e que abriga as atividades de um dos projetos desenvolvidos pela ABID.
Com sede em Indaiatuba, a ABID é uma instituição beneficente sem fins lucrativos que oferece soluções de proteção integral, com presteza e excelência, apoiadas na competência e no constante aprimoramento de seus Recursos Humanos, com objetivo de garantir os direitos da criança e do adolescente na convivência familiar e comunitária.

A associação trabalha com alta e baixa complexidade por meio de seus projetos: Acolher, Criança Indaiatuba Feliz (CIF) – subdividido em Oficina de Dança e Oficina Conviver – e Projeto de Vida (Grupo de Apoio à Convivência Familiar e Comunitária), que são norteados pelas leis LOAS (8742 de 1993) e ECA (8069 de 1990).

Para garantir a manutenção de seus projetos, a entidade recebe subvenções oficiais, é cadastrada para receber créditos de nota fiscal paulista, doações em espécie ou financeiras e verba arrecadada com eventos e promoções.

O Grupo Giovannetti realiza a doação de cupons de Nota Fiscal Paulista, cedidos pelos clientes de suas três unidades. O Giovannetti D. Pedro faz a destinação integral desde 2010, o que corresponde a 265.143 cupons disponibilizados, mais de 33 mil deles somente em 2015. Já as casas Rosário e Cambuí dividem a doação entre diferentes entidades. A NF Paulista representa uma boa fatia de arrecadação para a associação. No ano passado esse total chegou a 32% da receita. O Grupo Giovannetti também busca incluir a associação em seus eventos beneficentes, como a FeiGIOada Solidária, realizada anualmente na unidade Cambuí e da qual a ABID participa pelo quarto ano consecutivo.

A vice-presidente da ABID Alice Caretta explica que a parceria com o Giovannetti foi a semente do projeto de ampliação do espaço de 227 metros quadrados, anteriormente destinado a um bazar. O local, após ampla reforma realizada com apoio do poder público municipal, foi inaugurado em agosto de 2014 com o nome
Espaço Léo, em homenagem ao sócio-proprietário do Grupo Giovannetti, falecido no ano anterior.

O espaço passou a abrigar as atividades do projeto Criança Indaiatubana Feliz, responsável pelo atendimento direto de até 160 crianças, sendo 120 por meio do CIF Dança e 40 pelo CIF Conviver.

Atualmente, no Espaço Léo, é desenvolvido o Projeto CIF Conviver, com serviço de convivência e fortalecimento de vínculos com objetivo de desenvolver ações que valorizem a aprimorem as competências e habilidades das crianças e suas famílias, de maneira a fortalecer seus potenciais, bem como o convívio familiar e o comunitário, o que reflete na melhoria da qualidade de vida, autonomia e autoestima. Em médio e longo prazo, o objetivo é o de fortalecer os vínculos familiares, na prevenção de ocorrências de situações de exclusão social e risco psicossocial.

Já o projeto de Vida visa assegurar à criança e ao adolescente o direito de conviver em família. Seu propósito é dar apoio ao Poder Público no processo de proteção integral à criança e ao adolescente, atender crianças e adolescentes em situação de abandono, prevenir a perpetuação do abandono e divulgar a prática e a cultura da adoção legalizada, promovendo atendimento pessoas de toda a região, interessadas nos assuntos pertinentes à adoção.

Por meio do projeto Acolher, a ABID oferece proteção integral, em regime de acolhimento, a crianças e adolescentes afastados de suas famílias, garantindo a eles os direitos previstos no ECA. Paralelamente, a entidade realiza um trabalho psicossocial com as famílias biológica e extensa, a fim de promover um atendimento integral à criança e ao adolescente, com objetivo de garantir seu retorno ao convívio familiar, seja em família biológica, extensa ou substituta, de acordo com a lei 12010/09. Somente em 2015 foram atendidas 29 crianças e suas famílias. Desse total, 52% retornaram para o núcleo familiar, 20% foram encaminhadas para família substituta e 28% permaneceram na instituição.

A Associação Beneficente “Irma Dulce” foi fundada em 1999 e sua sede está localizada à Rua Ademar de Barros, 759, no Centro, em Indaiatuba, SP. Telefones: 19. 3834.8851 e 3885.3476. Site:
www.associacaoabid.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário