terça-feira, 1 de setembro de 2015

Maior evento brasileiro da área de pesquisa científica em odontologia apresenta novidades

Pela primeira vez em Campinas, encontro reúne professores, alunos e pesquisadores entre os dias 4 e 7 de setembro, no Expo Dom Pedro

Campinas recebe, pela primeira vez, a Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO), maior evento científico de pesquisa em odontologia do Brasil, que será realizada entre os dias 4 e 7 de setembro, no Expo Dom Pedro, anexo ao Parque D. Pedro Shopping. Trata-se da 32ª reunião da entidade que contará com a presença de professores, pesquisadores, alunos de graduação e pós-graduação de diversas universidades brasileiras e internacionais. Serão cerca de 4 mil participantes que apresentarão 3.155 trabalhos científicos em todas as áreas da odontologia. Dados da entidade apontam que o Brasil tem se destacado em nível mundial na área de pesquisa odontológica, sendo classificado como terceiro mais importante país, atrás somente dos Estados Unidos (1º) e Japão (2º) no número de apresentações de trabalhos durante a Reunião Anual da Associação Internacional de Pesquisa em Odontologia.(IADR)

Por conta do aumento no número de profissionais dedicados à pesquisa, a SBPqO mudou o local desta edição, deixando de realizar o encontro em Águas de Lindóia, que sediou as dez últimas edições. “O número de trabalhos aumenta a cada ano e chama a atenção para o estímulo à pesquisa e o interesse crescente pela investigação científica”, diz a presidente da SBPqO, Altair Antoninha Del Bel Cury, que também é professora da faculdade de Odontologia de Piracicaba da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). A cidade de Campinas foi escolhida, principalmente, pela localização estratégica, cercada de rodovias e pelo aeroporto internacional, que recebe voos da maioria das cidades do Brasil, e também por ser um polo no segmento da odontologia por conta das universidades, centros de pesquisa e profissionais altamente especializados.

Entre as novidades e temas apresentados nesta edição do encontro, estão o uso do laser em odontologia em todas as áreas da odontologia (cirurgia, periodontia, implantodontia, cardiologia e odontologia restauradora). “O laser foi uma das áreas de pesquisa que mais cresceu nos últimos anos com o surgimento de vários centros de pesquisa específicos em diferentes universidades brasileiras. Os trabalhos científicos brasileiros na área do laser há anos tem se destacado no mundo”, destaca Carlos Francci, vice-presidente da SBPqO e professor do Departamento de Biomateriais e Biologia Oral da Universidade de São Paulo (USP). Durante os quatros dias de evento, serão oferecidos painéis, cursos, simpósios e seminários sobre tendências e inovações, totalizando 37 apresentações em variadas áreas da odontologia.

A SBPqO é a divisão brasileira da International Association for Dental Research (IADR), dos Estados Unidos. E quem abrirá a reunião deste ano será o norte-americano e diretor-executivo da IADR, Christopher Fox, que estará na Reunião em função do grande destaque da pesquisa brasileira. Este ano, três associadas da SBPqO foram premiadas durante o 93º General Session & Exhibition of the International Association for Dental Research (IADR), realizado em Boston, nos Estados Unidos. Juliana Aparecida Delben conquistou o segundo lugar ( na categoria sênior) na premiação geral do IADR Unilever Hatton Competition & Awards. Isabella da Silva Vieira Marques recebeu o IADR Arthur Frechette Award, prêmio de grande destaque na área de prótese dentária, e Paula Goes foi a vencedora do IADR Joseph Lister Award for New Investigators. Outro fato de destaque foi a concessão, pela IADR, do Título de Membro Honorário da Associação ao Prof. Dr Wandereley Salvador Bagnato, físico da Universidade de São Paulo por pesquisas com lasers com aplicação em Odontologia .

Feira institucional
Além das discussões científicas, haverá também uma exposição em formato de feira institucional de empresas nacionais e multinacionais ligadas à área, que tradicionalmente participam do evento todos os anos. “É sempre uma excelente oportunidade às empresas de contribuir com a pesquisa nacional”, afirma a presidente da SBPqO. Assim como em anos anteriores serão patrocinadores da 32ª Reunião Anual a Colgate-Palmolive, Johnson & Johnson, Oral-B, FGM e Neodent. Entre os expositores estão Regenerate, Brasil Telemedicina, Labordental, Ivoclar, Coltene, Nova DFL, Analitica, DSP, Edelwhite, SDI, Odeme, Dental Cremer, Doctor livros e Biopdi.


A SBPqO
A Sociedade Brasileira de Pesquisa Odontológica (SBPqO) é a divisão brasileira da Internacional Association for Dental Research (IADR) órgão máximo de pesquisa na área Odontológica Internacional. Desde a sua primeira edição - em 1983 - a Reunião Anual da SBPqO vem mostrando a firmeza do seu propósito: o desenvolvimento e o crescimento da pesquisa odontológica no Brasil em âmbito nacional e internacional. www.sbpqo.org.br .

Mais informações e a programação completa do encontro

Nenhum comentário:

Postar um comentário