quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Festival Proscênio está com inscrições abertas

A terceira edição do Festival Proscênio, festival de teatro de Indaiatuba, que acontece na cidade de Indaiatuba, está com inscrições abertas para a Mostra Competitiva, Mostra Paralela e Concurso Nacional de Dramaturgia. O evento está previsto para começar na segunda quinzena do mês de Novembro.

Um evento que já se tornou tradicional na cidade de Indaiatuba, é idealizado, organizado e realizado pelo Grupo de Teatro Estrada, grupo que existe há 19 anos na cidade. Com as mesmas características que teve ao longo de dois anos, o Festival busca a formação de público, disseminação de conteúdo artístico-cultural, fomentar a formação artística e conhecimento entre os grupos, público e profissionais. 

Mostra Competitiva, Mostra Paralela, Concurso Nacional de Dramaturgia, Workshops e Mesa de Debates farão parte da programação desse ano. Além disso, durante o Festival teremos algumas inserções de atividades artísticas que com certeza vão fortificar e disseminar muito mais cultura para a cidade de Indaiatuba.  

“Articular profissionais gabaritados, conciliar trabalho dos grupos que participam do festival e  conseguir apoio nem sempre é uma tarefa fácil. Mas, com 19 anos na direção do Grupo Estrada posso afirmar que é um dos momentos mais importantes para o teatro na cidade de Indaiatuba”, comenta Paloma Dourado, diretora e dramaturga do Grupo de Teatro Estrada. 

No ano passado foram mais de 25 acontecimento em menos de um mês. “Sabemos que quantidade não reflete na qualidade de qualquer evento. No entanto, com o Festival Proscênio pudemos trabalhar com essas duas perspectivas por conta dos profissionais que compõem o Festival e também pelo público que a cada edição aumenta”, afirma Fernanda Bugallo, atriz e produtora. 

A Mostra Competitiva tem como principal foco a troca de experiências por meio dos artistas, jurados e público, a Mostra Competitiva do Festival Proscênio tornou-se um grande canal de encontro e aprendizado dos grupos selecionados e dos jurados presentes que, muitas vezes, auxiliam no desenvolvimento do espetáculo com pareceres técnicos. Ao todo serão selecionados 12 trabalhos para passarem pelo júri na cidade de Indaiatuba. O foco da mostra está voltado para grupos do estado de São Paulo. 

A Mostra Paralela  auxilia no processo de crescimento do grupo junto ao público presente por meio da apresentação e participação no Festival. Trata-se do momento em que o grupo poderá demonstrar o trabalho que é desenvolvido e construído com os atores e direção. 

Já o Concurso Nacional de Dramaturgia tem como principal foco a divulgação e conhecimento de novos dramaturgos que trabalham substancialmente sua dramaturgia no país, o Concurso Nacional de Dramaturgia do Festival Proscênio tornou-se um grande canal de encontro e aprendizado dos jurados e dramaturgos que poderão se encontrar no último dia do evento.  “O Concurso de Dramaturgia foi uma grande experiencia que vivemos. Pudemos conhecer grandes dramaturgos e o terceiro colocado é de Aracaju. Ou seja, o Festival está cumprindo papel a que se compromete”, afirma Paloma.  

Proporções

No ano de 2014, o Festival Proscênio apareceu em mais de 22 mídias distintas e atraiu público tanto de Indaiatuba quanto de outras cidades do entorno que puderam desfrutar de bons momentos e bons espetáculos em nossa cidade. 

Participaram do Festival Proscênio profissionais como Kil Abreu, Francisco Medeiros, Bete Dorgam, Fernando Neves, Marici Salomão, Rodolfo Garcia Vazquez, Tiche Vianna, Rafael Bicudo, Juliana Calligaris, Aimar Labaki, Claudia Schapira, Samir Yazbek, Drika Nery, Claudio Mendel, Ney Piacentini, Alessandro Toller, Luciene Guedes e muitos outros. 


Novos frutos

 O grupo ganhador da Mostra Competitiva de 2014 do Festival Proscênio foi o “ Pequeno Teatro de Torneado” da cidade de São Paulo com a peça “ Peter em Fúria”. E, no ano de 2015 foram  indicados no quesito Inovação no prêmio Shell 2015 com a peça " Peter em Fúria" com o mesmo espetáculo que estiveram presentes em Indaiatuba. 
Para o diretor e dramaturgo do Grupo, William Costa Lima, participar do Festival Proscênio produzido por um grupo de teatro (no caso o Grupo Estrada), foi um espaço importante para colocarem suas produções artísitcas no palco. “ Somado a isso, acrescentamos o fato das curadorias das duas edições do Festival de Indaiatuba serem compostas por profissionais de excelência e essas oportunidades de alcançar o olhar desses profissionais são raras.”, afirma o diretor. 
William ainda elogia a produção: “ Ao chegarmos no Festival de Indaiatuba fomos surpreendidos pela competência de uma generosa organização e um público muito instigado por assistir teatro e muitos deles até hoje nos acompanham”, completa. 

Serviço:
Para se inscrever no Festival Proscênio basta acessar o site www.festivalproscenio.com.br

Nele serão divulgados todos os profissionais envolvidos na edição de 2015, bem como as datas de apresentações. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário