A sétima edição do Torneio Masaharo Kanesaki de Beisebol acontece nesse sábado e domingo (20 e 21 de junho) no Centro Esportivo da Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI). Trata-se de uma das mais importantes competições do País na categoria T-Bol, para meninos e meninas de 6 a 8 anos de idade.
O torneio é organizado anualmente pela ACENBI com o apoio da Prefeitura Municipal. Nesse ano, participam 20 equipes de diversas regiões brasileiras, incluindo 6 equipes do Projeto BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino), de Indaiatuba.
Entrada gratuita
As competições têm início a partir das 8 horas e se estendem até o período da tarde. A entrada é gratuita. De acordo com o diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da ACENBI, Haruo Uyeno, essa é uma boa oportunidade para as pessoas conhecerem o esporte. “Gostaria de pedir a todos que venham prestigiar os nossos atletas”.
Uyeno explica que a categoria T-Bol é a mais importante para a formação da estrutura das equipes de beisebol. “Precisamos valorizar esses primeiros anos para termos boas equipes de competição no futuro”. Segundo ele, a idade ideal para se iniciar no esporte é 6 anos, mas o beisebol da ACENBI está aberto para pessoas de todas as idades.
Empresário Masaharo Kanesaki
O torneio faz uma homenagem ao empresário Masaharo Kanesaki, falecido em 1993. Ele foi diretor do Departamento de Beisebol e Softobol da ACENBI durante o biênio de 1991 e 1992. Deixou importantes contribuições para o desenvolvimento do beisebol e softbol de Indaiatuba e outras atividades da associação.
O Torneio Masaharo Kanesaki foi instituído no calendário oficial de eventos do município por lei aprovada no plenário da Câmara dos Vereadores em 20 de maio desse ano. O projeto de lei tem a autoria do vereador Massao Kanesaki (DEM), filho do empresário Masaharo.
Projeto BASE
O Projeto BASE foi idealizado por Massao Kanesaki em parceria com a ACENBI, prefeitura de Indaiatuba, Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos. É voltado para alunos da rede municipal de ensino como instrumento educacional para o desenvolvimento físico e humano.
Inicialmente, o projeto está sendo ministrado a estudantes de 6 a 8 anos de idade em três EMEBs de tempo (Professora Laura Fahl Correa, do Complexo Educacional Parque das Nações, Professora Maria José Ambiel Marachine, no Jardim Paulista, e Professora Renata Guimarães Brandão Anadão, no Jardim Morumbi).
As aulas de beisebol são ministradas por professores de Educação Física da rede municipal capacitados durante a I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, em fevereiro desse ano, com a assistência de técnicos da ACENBI e da MLB.
Centro Esportivo da ACENBI
Rua Chile, 1710 – Vila Castelo Branco – Indaiatuba (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário