quarta-feira, 20 de maio de 2015

‘Undokai’ da ACENBI confirma tradição e valoriza trabalho em mutirão

Associados se reuniram no dia anterior para montar a estrutura no campo de beisebol da entidade; trabalho voluntário, que começou meses antes, só se encerrou com a arrumação do local, ao final do evento.

O “Undokai” realizado pela Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) no último domingo (17) foi caracterizado mais uma vez pela valorização do trabalho voluntário, em regime de mutirão. 

O evento, tradicional gincana poliesportiva de origem japonesa, é realizado todos os anos na sede de campo da entidade. De acordo com o coordenador do “Undokai” neste ano, Takashi Uyeno, trata-se de um encontro de confraternização das famílias. Ele diz que esse é um dia para se descontrair e se divertir. Por isso, na abertura do evento sugeriu a todos os participantes que “se desligassem”, incluindo o telefone celular e a internet. “É muito importante valorizarmos o contato pessoal numa época de relações virtuais”, explica.

O “Undokai” começou logo de manhã com o tradicional “radio taisso”, uma espécie de ginástica laboral executada coletivamente e que inclui exercícios físicos harmoniosos e de respiração. A gincana se estendeu até as 17 horas, com intervalo para o almoço.

Durante o dia todo, foram disputadas provas divididas por idade. “Qualquer pessoa pode participar, desde crianças pequenas até idosos”, explica Uyeno. Os melhores classificados receberam prêmios especiais como material escolar, utilidades domésticas e alimentos não perecíveis. Mesmo aqueles que não terminaram bem a competição levam um prêmio de participação. “O importante não é vencer, mas se divertir”, de acordo com o coordenador.

Como todas as atividades da ACENBI, o “Undokai” também é organizado por meio de mutirão. Os associados se reuniram no dia anterior para montar a estrutura no campo de beisebol e o trabalho voluntário, que incluiu o planejamento (iniciada meses antes), a arrecadação e compra dos prêmios e a condução das brincadeiras, só se encerrou com a arrumação do local, ao final do evento.

Um pouco de história

O “Undokai” é uma das principais tradições conservadas pelas associações nipo-brasileiras no Brasil. Foi trazido pelos imigrantes japoneses que aqui chegaram a partir de 1908.


Essa gincana é realizada geralmente em campos de terra abertos. Costuma-se colocar um grande mastro no centro da área para servir de apoio para cordões esticados com bandeirinhas coloridas. Outro enfeite presente no “Undokai” é o “koinobori”, estrutura com pipas gigantes em formato de carpa, erguida em homenagem ao Dia do Menino, comemorado no Japão no mês de maio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário