terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba (ACENBI) realizou, no último domingo (dia 1º de fevereiro), um mutirão de limpeza e manutenção em sua sede de campo.

Participaram dessa já tradicional ação coletiva cerca de 100 pessoas de todas as idades. Segundo o presidente da ACENBI, João Yamate, o evento reflete o espírito associativo característico da cultura nipo-brasileira, que cultiva o trabalho coletivo e voluntário. “São convocadas todas as famílias de associados para ajudar nesse dia”, explica. “Por isso, podemos contar com a colaboração de crianças e idosos também.”

Durante o mutirão, foram realizadas tarefas como pintura de muros, poda de árvores, capinagem e roçagem de mato e manutenção do campo de beisebol. Os reparos no torii (espécie de portão feito de madeira e um dos símbolos mais conhecidos da cultura japonesa) exigiram grande esforço por parte dos voluntários.

Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba

“Adiantamos a data do mutirão nesse ano para preparar o local para a I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, que acontece a partir do dia 13 de fevereiro”, revela João Yamate. Ele explica ainda que o trabalho coletivo representa também uma forma de encontro de confraternização entre os associados.

De acordo com Massao Kanesaki, idealizador da Clínica, as manutenções feitas durante o mutirão no Centro Esportivo visam também melhorar a estrutura para receber os participantes e os visitantes durante o evento. “Foram feitos reparos para atender às exigências feitas pela Major League Baseball (MLB)”, explica ele.

“O campo de beisebol da ACENBI está preparado para receber a parte prática da clínica”, assegura Massao Kanesaki. O evento, que está sendo organizado em parceria com a prefeitura de Indaiatuba, Confederação Brasileira de Beisebol (CBBS) e Consulado Americano de São Paulo, vai utilizar também as instalações do Ginásio de Esportes e do CIAEI.

A I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba será ministrada por instrutores renomados da MLB, entre os dias 13 e 22 de fevereiro, a atletas, técnicos e professores de educação física da rede municipal. A organização do evento divulgará mais informações nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário