terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Almanaque Café apresenta o Carnaval bem ao gosto da nossa cultura popular com o bloco As Caixeirosas

Para quem está buscando um espaço lúdico para brincar o Carnaval, o bar/restaurante Almanaque Café preparou uma atração muito especial para a família toda, principalmente voltada à meninada. Nas matinês do Almanaque Café, você poderá brincar ao som do tradicional bloco As Caixeirosas. E durante as noites, duas bandas irão interpretar marchinhas, sambas e outras preciosidades do Carnaval. Bem ao gosto da nossa cultura popular.Para quem está buscando um espaço lúdico para brincar o Carnaval, o bar/restaurante Almanaque Café preparou uma atração muito especial para a família toda, principalmente voltada à meninada. Nas matinês do Almanaque Café, você poderá brincar ao som do tradicional bloco As Caixeirosas. E durante as noites, duas bandas irão interpretar marchinhas, sambas e outras preciosidades do Carnaval. Bem ao gosto da nossa cultura popular.
As Caixeirosas é um bloco tradicional de rua do distrito de Barão Geraldo (Campinas/SP) fundado em 2006 pela arte-educadora Cristina Bueno, que originou os grupos “Caixeiras da Guia” e “Caixeiras das Nascentes”.
Seus integrantes tocam caixa (ou tambor pequeno) – instrumento de percussão classificado pela família dos membrafones, com som produzido pela vibração da membrana (pele).
É considerado um tambor sagrado por conduzir várias manifestações populares, como Festa do Divino, Congadas, Moçambiques, Folias de Reis entre outras. No Brasil, o único lugar que as mulheres tocam tambor em festa sagrada é na Festa do Divino do Maranhão e são conhecidas como Caixeiras.
Associados aos ritmos do corpo e da natureza, os tambores foram meio de comunicação entre os homens e seus deuses. Através dos tempos foram ganhando diversas formas, tamanhos e timbres. Às vezes tocados com as mãos livres, outras com o auxílio de baquetas. 
Na festa do Almanaque Café, o bloco, que a cada ano traz uma nova boneca gigante, apresenta “Aurelinda Maria”, uma burrinha charmosa, vinda diretamente de Fortaleza (Ceará).

Nenhum comentário:

Postar um comentário