quinta-feira, 6 de junho de 2013

Campanha de Prevenção de Malformações Congênitas - Ácido Fólico e Cardiopatias Congênitas



Campanha de Prevenção de Malformações Congênitas – Ácido Fólico  e 
Dia da Conscientização sobre Cardiopatia Congênita

Neste sábado, 08 de junho das 10 às 19h no Shopping Jaraguá de Indaiatuba, a GABRIEL e a PEQUENOS CORAÇÕES AACC através do projeto PARCEIRO SOCIAL estarão realizando nova campanha para alertar mulheres em idade reprodutiva sobre uma questão que poderá afetar sua vida: a prevenção de malformações congênitas. A campanha irá ainda realizar ação no Parque Temático no próximo dia 15 das 14 às 18h com atividades voltadas às crianças.
Com o slogan “Ácido Fólico, você conhece? Pergunte ao seu médico.” a ação pretende alertar mulheres em idade reprodutiva que peçam aos seus médicos orientação sobre essa importante vitamina, que se utilizada de forma correta, poderá reduzir o risco de uma gravidez mal sucedida em até 75% dos casos. 
Entre as malformações preveníveis através desta vitamina estão as Cardiopatias Congênitas e os Defeitos do Fechamento do Tubo Neural – anencefalia e espinha bífida. 
No Brasil a incidência da cardiopatia congênita é de 1 para 100 crianças nascidas vivas e para os Defeitos do Tubo Neural é de 1 para 800 crianças nascidas vivas.
Em Indaiatuba o teste do coraçãozinho já está disponível no HAOC – Hospital Augusto de Oliveira Camargo e no Hospital Santa Ignês. 
Entenda mais sobre o assunto:
O que é Cardiopatia Congênita?  É qualquer anormalidade na estrutura ou função do coração que surge nas primeiras 8 semanas de gestação quando se forma o coração do bebê. Ocorre por uma alteração no desenvolvimento embrionário da estrutura cardíaca, mesmo que descoberto no nascimento ou anos mais tarde. 
O que é Defeito do Fechamento do Tubo Neural? É uma malformação fetal que acontece entre o 24° e 28° dia de gestação. Durante a gravidez, o organismo feminino sofre modificações para se adequar à nova vida que está em formação. O volume sanguíneo sofre modificações caindo abaixo dos níveis não gravídicos. Ocorre então a queda do folato. Quando esses níveis atingem um nível crítico, o feto fica exposto ao risco de anomalias fetais, dentre elas o DTN. Nesses primeiros dias da gestação a placa neural se fecha formando o tubo neural. O fechamento precoce incompleto resulta em encefalocele e mielomeningocele (espinha bífida) e o fechamento tardio resulta em anencefalia (ausência de cérebro), sendo esta última, incompatível com a vida. 
Atualmente o ácido fólico só é recomendado durante o pré-natal quando ela já não consegue mais prevenir essas malformações. A vitamina B-9 ajuda ainda na prevenção de malformações de fígado e rim, fenda palativa, lábio leporino e algumas síndromes como a de Down. 
A ação de saúde ainda irá realizar testes de glicemia e aferição de pressão, distribuição de folhetos explicativos criados pela PEQUENOS CORAÇÕES AACC, GABRIEL e FEBRASGO.
São parceiros na ação, Shopping Jaraguá, Drogasil, Loggar, Instituto Thompson, HAOC Saúde, Novartis Biociências, Unimed Campinas, Bebê Conforto, Jadlog, Marquinhos Tintas, Eco Office, Restaurante Mão na Massa.

Mais informações pelo fone 3801-2047 

Nenhum comentário:

Postar um comentário