segunda-feira, 25 de março de 2013

Narguilé fica proibido para menores de 18 anos em I ndaiatuba


O cachimbo narguilé está proibido em Indaiatuba. A comercialização e a utilização do produto ficam proibidas conforme Lei do vereador Mauricio Baroni Bernardinetti (PMDB), votada e aprovada por todos os vereadores, durante sessão ordinária da Câmara, ocorrida segunda-feira (18).

Segundo a justificativa do autor do projeto, os aromas e o sabor disfarçam o efeito nocivo do narguilé, que virou um modismo entre os jovens. “Mas um fumante de narguilé chega a engolir até 50 litros de fumaça, o que corresponde a quantidade inalada em 100 cigarros ou cinco maços, segundo o Instituto Nacional do Câncer”, afirma.

Além de ter 4,7 mil substâncias tóxicas -- também presentes nos cigarros comuns -- o fumo do narguilé possui concentrações superiores de nicotina, monóxido de carbono, metais pesados e substâncias cancerígenas. Além disso, por se tratar de fumo compartilhado, há riscos de se contrair de herpes à hepatite; entre outras doenças.
O narguilé se apresenta de forma atraente, em formatos sedutores e cores diversificadas, podendo ser abastecido com fumos aromatizados Em virtude de inúmeras essências, o narguilé tem aromas variados. É feito com um fumo especial (um melaço, um subproduto do açúcar) e os sabores mais conhecidos são: pêssego, maçã-verde, coco, flores e mel.Sendo assim torna um convite aos jovens para experimentar o produto.

Criou-se o falso conceito de segurança, incentivado pela idéia equivocada de que seria inócuo e muitos pais compraram a idéia de que seu uso não representaria perigo algum.

Apesar de ser considerado pela maioria dos consumidores praticamente inofensivo, devido à falsa crença de que a água absorveria e filtraria o carbono da fumaça, de acordo com estudos da Organização Mundial de Saúde – OMS, a água contida no suporte filtra minimamente as substâncias químicas, razão pela qual os usuários de narguilé ficam sujeitos a todas as doenças relacionadas ao cigarro, além de riscos adicionais, por carregar em sua fumaça algumas partículas da queima do carvão usado para aquecer o fumo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário