quarta-feira, 7 de novembro de 2012

Coca-Cola FEMSA Brasil leva teatro para escolas em Campinas e Sumaré


A Coca-Cola FEMSA Brasil, parceira no projeto ‘Teatro nas Escolas’, organizado pela Direção Cultura, leva a magia da arte teatral para crianças de escolas públicas do interior de São Paulo. O espetáculo musical ‘O Treco da Pata Choca’, produzido pelo grupo Último Tipo, será encenado em Campinas (dias 9 e 12) e em Sumaré (dias 13 e 27). Apresentações já ocorreram em Jundiaí e em Mogi das Cruzes. Santos será a próxima cidade a receber o evento.
Destinada principalmente a estudantes do ensino fundamental, a peça mostra que os animais e vegetais dentro de seu ecossistema, sem a interferência do homem, têm entre si um equilíbrio perfeito e que a natureza age sempre para colocar tudo novamente em seu devido lugar. A preocupação com a temática ambiental também está presente na elaboração do cenário e dos figurinos, produzidos em sua maioria a partir de materiais reciclados, como retalhos de tecido, espuma, mangueira e papel.
O ‘Treco da Pata Choca’ inicia-se com uma explosão e um ovo que rola até o centro do palco. Os personagens se envolvem na trama por conta desse ovo e com os elementos de água, ar, fogo e terra, atuam na construção de um cenário que representa o seu ecossistema no qual cada ser vivo interfere, tendo ou não consciência disso. Uma pata, uma minhoca dorminhoca, uma tartaruga gari-soldado, o cavalo-marinho e o cavalo magrinho, além de um bicho preguiça e de uma libélula são alguns dos personagens do espetáculo, que tem duração aproximada de 50 minutos e canções especialmente compostas pelo grupo Último Tipo.
O ‘Teatro nas Escolas’ tem o grande diferencial de levar arte às crianças em seu próprio ambiente de estudos. Além disso, o tema do espetáculo permite que os estudantes beneficiados pelo projeto tenham ainda sua atenção despertada, de forma sutil e agradável, para a educação ambiental. O projeto acontece desde 2006, tendo atingido cerca de cinquenta mil alunos de escolas públicas em mais de seis estados brasileiros.

Locais das apresentações:
09/nov
Campinas
EE. Prof. Luiz Gonzaga Horta Lisboa
Horários: 8h30 e 13h30
Rua Ângelo Esteves, s/n – Jardim Miriam
12/nov
Campinas
EMEI Recanto da Alegria
Horários: 8h30 e 14h30
R Joaquim Gomes Ferreira, 12 - Jardim Nilópolis
13/nov
Sumaré
EM Jardim Denadai
Horários: 10h00 e 14h00
Rua Ezequiel Teles Mendonça, 187 - Jd. Denadai
27/nov
Sumaré
EM Jardim Bom Retiro
Horários: 9h00 e 14h00
Rua Maria Conceição Rocha Ferraz, 537 - Jd. Bom Retiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário