segunda-feira, 5 de abril de 2010

Jefferson Rueda abre Galleria Gourmet 2010 nesta terça-feira, 6 de abril


O chef Jefferson Rueda, do restaurante Pomodori, em São Paulo, abre nesta terça-feira, dia 6 de abril o evento Galleria Gourmet 2010, do Galleria Shopping. Com a simpatia e simplicidade que contagiaram a todos na primeira edição do evento, Rueda preparará um cardápio especial tendo como inspiração a arte do célebre pintor italiano Sandro Botticelli. Além de aprender todos os segredos para a preparação dos pratos, em uma aula bastante interativa, 40 seletos convidados poderão degustar os pratos e aprender como harmonizá-los com os melhores vinhos. Em sua segunda edição, o Galleria Gourmet é um evento exclusivo, com momentos e sabores únicos. Durante um mês, chefs e gourmets renomados de Campinas e São Paulo comandarão dez aulas-shows, em uma cozinha experimental construída em meio aos belos jardins do shopping. Além de Rueda, o time de profissionais convidados contará com os chefs Jurandir Meirelles (Forneria San Pietro), Marcelo Ozi (Badebec), Renata Vanzetto (Marakuthai), Tatiana Szeles (Boa Bistrô), Maurício Ganzarolli (Bananeira), Daniel Valay (Royal Palm Plaza Resort Campinas) e Pier Paolo Picchi (Picchi), além dos gourmets Celso Primi e Eduardo Tibiriçá, que atuarão como chefs solidários, revertendo seus cachês em prol do Grupo Primavera.
 Confira a programação completa e um breve perfil dos chefs:

Dia 6 de abril (terça-feira)

Palestrante: chef Jefferson Rueda

Artista homenageado: Botticelli

Quem é: Chef proprietário do concorrido restaurante Pomodori, em São Paulo, um pequeno e exclusivo restaurante especializado em cozinha italiana sofisticada, com técnicas e ingredientes de qualidade superior. Sua participação na edição de 2009 do Galleria Gourmet foi um grande sucesso, que lhe rendeu o convite para inaugurar a segunda edição.

Dia 8 de abril (quinta-feira)

Palestrante: chef Jurandir Meirelles

Artista homenageado: Candido Portinari

Quem é: Baiano de Tremendal, o chef Jurandir Meireles começou sua carreira no ano de 1989, no restaurante Satida. Apaixonado por gastronomia, ingressou no Grupo Fasano em 1990, chegando depois a chef de massaria. Em 1994 foi “convocado” a se tornar chef do restaurante Gero, que estava prestes a ser inaugurado. Em 1998 embarcou para a Itália, para fazer especialização na cidade de Orvieto. Acabou se transformando em pupilo do chef Gianfranco Vissani, considerado na época um dos três melhores chefs do mundo. Hoje Jurandir é um dos sócios do restaurante Forneria San Pietro do Iguatemi Campinas e foi eleito Chef do Ano pela revista Veja Campinas – O Melhor da Cidade (Guia 2008/2009). É também consultor do restaurante Zucco, em São Paulo.

Dia 13 de abril (terça-feira)

Palestrante: chef solidário Celso Primi

Artista homenageado: Leonardo Da Vinci

Quem é: Arquiteto, é sócio proprietário da Primi&Appoloni Arquitetura. Desde 1992 participa de cursos, palestras e eventos sobre Alta Gastronomia e Enologia ministrados por profissionais da área, como os promovidos pelo Boa Mesa/SP e ABS/SP. Foi o vencedor do Concurso Nacional de Receitas Renata, promovido pelo Pastifício Selmi em 2000. Realiza viagens eno-gastronômicas regularmente. Em recente oportunidade visitou a colheita de trufas brancas em San Miniato, Toscana.Foi jurado da Veja/SP Melhores do Ano em duas edições. Participa da elaboração de jantares beneficentes, e desde 2004 é membro da Comissão Organizadora do Hípica Gourmet, da Sociedade Hípica de Campinas. Mantém um grupo de “gourmets” que se reúnem mensalmente para elaboração de receitas e degustação de vinhos.

Dia 15 de abril (quinta-feira)

Palestrante: chef Marcelo Ozi

Artista homenageado: Van Gogh

Quem é: Formado em gastronomia , depois de trabalhar por restaurantes na Inglaterra e na Espanha, Marcelo fez sua passagem pelo Braverie e pelo Hotel Renaissance São Paulo. Atualmente está à frente do descolado restaurante Badebec, no Galleria Shopping.

Dia 20 de abril (terça-feira)

Palestrante: chef Renata Vanzetto

Artista homenageado: Gauguin

Quem é: Nascida em São Paulo, em 1988, Renata Vanzetto começou a cozinhar pequenina com a avó, com quem aprendeu a fazer gemada, bolo de fubá e brigadeiro. Nos anos 90, a mãe, a decoradora Silvia Camargo, abriu um pequeno restaurante em Ilhabela. Foi ali, quando tinha somente 13 anos, que Renata iniciou sua carreira, como responsável pelas entradinhas, de toque tailandês. Daí para frente, a vocação foi conquistando cada vez mais espaço em sua vida. Ganhou um concurso de Chef Amador e, depois, de Melhor Chef da Ilhabela, com 16 anos. Aos 17, fez um estágio de dois meses na Brasserie Les Varietés, em Saint Rémy, sul da França, ao lado do chef Antonio Pereira, que conheceu no restaurante Deck, em Ilhabela. Na mesma viagem à Europa, ficou cerca de um mês na cozinha do bufê do restaurante Villaurrutia, em Tarragona, no nordeste da Espanha. No ano seguinte, abriu o Marakuthai, restaurante contemporâneo de sotaque tailandês que se tornou um grande sucesso na ilha.

Foi com seu trabalho na casa que, em 2008, Renata conquistou o prêmio de chef revelação do “Guia Quatro Rodas” da Editora Abril. Agora a chef abre seu segundo restaurante, o Marakuthai São Paulo.

Dia 22 de abril (quinta-feira)

Palestrante: chef Tatiana Szeles

Artista homenageado: ainda em aprovação

Quem é: Tatiana Szeles é chef de cozinha formada pela escola French Culinary Institute, de Nova Iorque, em 2001. Estagiou com o chef Alex Atala e trabalhou por três anos como assistente da chef Renata Braune em seus projetos de consultoria. Em 2002, foi chef do restaurante Bazzar e demais casas do grupo, no Rio de Janeiro, onde ganhou o prêmio de “Chef Revelação” da revista Gula no mesmo ano, tendo sido responsável pela consultoria do restaurante B! na Livraria da Travessa. Em seguida, de volta a São Paulo, foi chef do restaurante Le Tan Tan e iniciou um trabalho de catering para o programa Saia Justa por dois anos. Em seguida tornou-se chef do restaurante Boa Bistrô por três anos, onde participou da elaboração do conceito da casa. Depois de uma temporada em Salvador (BA) como consultora, retorna a São Paulo, desta vez como chef proprietária do Boa Bistrô.

Dia 27 de abril (terça-feira)

Palestrante: chef solidário Eduardo Tibiriçá

Artista homenageado: ainda em aprovação

Quem é: Eduardo Tibiriçá é empresário , sócio e gestor da BossaNovaFilms, uma das maiores produtoras audiovisuais do Brasil , sediada em São Paulo, com atuação no mercado publicitário, tevê, cinema e projetos interativos para web.

É também é sócio e responsável pela área de desenvolvimento de empreendimentos.da Pacto, empresa focada no mercado imobiliário, sediada em Campinas. Entre amigos, gosta de cozinhar e celebrar a vida e a amizade em torno da mesa.

Dia 29 de abril (quinta-feira)

Palestrante: chef Maurício Ganzarolli

Artista homenageado: Tarsila do Amaral

Quem é: Chef e proprietário do Restaurante Bananeira, trabalhou por mais de quatro anos na Itália em restaurantes estrelados pelo guia Michelin, como o Aimo e Nádia e Sadler, ambos em Milão. No Brasil, teve a oportunidade de participar da primeira equipe contratada para a inauguração da Locanda della Mimosa, em Petrópolis, atuando como Sous-Chef ao lado do chef italiano Danio Braga. Atuou como chef executivo do La Tambouille e O Leopolldo , além de desenvolver os cardápios de bordo dos vôos internacionais da TAM assinados por Giancarlo Bolla. Atualmente à frente do Bananeira, conquistou o prêmio de melhor cozinha brasileira 2008-2009 pela revista Gula.

Dia 4 de maio (terça-feira)

Palestrante: Chef Daniel Valay

Artista homenageado: Thomaz Perina

Quem é: Comanda a gastronomia do Royal Palm Plaza Resort Campinas. Esteve à frente da cozinha do Leopolldo, em São Paulo, por seis anos e há três anos tem contribuído para que Campinas esteja na rota da alta gastronomia mundial. Valay foi o anfitrião dos festivais gastronômicos realizados pelo grupo Royal Palm em 2007, estando ao lado de chefs como Pierre Schaedelin, do Le Cirque, Albano Lourenço, do Quinta das Lágrimas, e Alain Llorca, do Moulin Mougin. Nascido na França, aos 15 anos já trabalhava em restaurante. Com 18, se formou em Gastronomia (Lycee D´Enseignement Professional de Guerand) e partiu pelo mundo em busca de novas oportunidades. Começou sua trajetória em Londres, onde trabalhou desde em um restaurante de Cassino até um especializado em comida brasileira. No Brasil, passou pelo Restaurant Grenoble (cozinha ítalo-francesa) e pela cozinha do Hotel Paulistânia (hoje do grupo Novotel). Preza pelo detalhe, apresentação primorosa dos pratos e utilização de ingredientes especiais e selecionados. Revela sua paixão pelos sabores e aromas do Brasil, como coco e cupuaçu, além dos peixes nacionais e outras delícias da terra.

Dia 6 de maio (quinta-feira)

Palestrante: Chef Pier Paolo Picchi

Artista homenageado: Monet

Quem é: Trabalhou durante muito tempo na Europa, notadamente na Itália e Espanha, onde passou pelas cozinhas de Sergi Arola e Andonin Luis Aduriz, do Mugaritz. Em São Paulo, trabalhou com Alex Atala e comandou as cozinhas do Emiliano, do Leopolldo Plaza e do Café Antique. Pier Paolo atua em uma cozinha clássica quase que totalmente Italiana, tem bastante imaginação nas suas criações. Hoje comanda o Picchi, na capital paulistana, um restaurante pequeno, famoso pelas massas e pelo estilo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário