Na contramão das incertezas geradas pela pandemia do Covid-19, a Leadec - fornecedor líder em serviços técnicos para a indústria de manufatura, acaba de inaugurar um novo Centro de Serviços Técnicos (CST) que irá expandir suas operações no interior do estado de São Paulo. A partir da nova unidade em Monte Mor, com mais de 2.000 m2 de área construída, a empresa viabiliza seu plano de expansão para atendimento aos clientes com serviços especializados, sob demanda, e à captação de novos clientes das indústrias de alimentos e bebidas, química e farmacêutica, além de linha branca e eletrônicos. Com três mil colaboradores distribuídos por 40 fábricas de clientes no Brasil, a Leadec planeja abrir pelo menos mais dois CSTs, nas regiões da Grande São Paulo e na Grande Curitiba.
A Leadec atribui a decisão de expandir suas operações à expectativa de recuperação da indústria no período pós-pandemia e ao próprio modelo de negócios, que tem como característica a proximidade geográfica com os parceiros. “Indústrias que já são clientes Leadec, com contratos recorrentes e atendimento in loco, também têm demandas pontuais de serviços. Com o novo CST, vamos ampliar a oferta de serviços , e contar com a infraestrutura necessária para atender às expectativas de qualidade e prazo de demandas pontuais”, diz André Sales, diretor comercial da Leadec no Brasil.
No País, a cultura organizacional da empresa espelha o modelo do grupo de origem alemã, com unidades alocadas nas instalações industriais dos clientes , o que permite uma operação descentralizada. No mundo, a Leadec está presente em mais de 300 localidades ou sites, como nomeia as operações in loco, e teve um volume de vendas em 2019 de cerca de 900 milhões de euros. Fora do eixo Sul-Sudeste, que reúne grande parte de suas operações, a empresa possui um CST também em Camaçari (BA), um dos polos que concentra a indústria automotiva, DNA da empresa.
Os serviços realizados pela Leadec nas fábricas de clientes abrangem, entre outros, manutenção e instalação de equipamentos industriais, gestão técnica de utilidades, limpeza técnica e facilities. Segundo Sales, o CST de Monte Mor inicia suas operações já com demandas por parte desses parceiros atendidos por contratos recorrentes. “A oferta de serviços pontuais contempla o reparo e a fabricação de peças de maquinário industrial, de painéis elétricos, skids, racks, bases metálicas e serviços de renovação de sistemas de climatização”, além da normatização, conforme NRs, explica o diretor comercial.
Setor automotivo no DNA
A Leadec está presente no Brasil desde 1998, tendo iniciado suas operações como fornecedora da indústria automotiva, que já era atendida internacionalmente pelas unidades do grupo em outros países. Segundo Sales, apesar do impacto na indústria automotiva, devido à pandemia, segmentos como o de Caminhões se destacam no cenário de recuperação, somando a primeira e segunda camada de fornecedores.
O escopo de desenvolvimento da Leadec combina manter essa posição de fornecedor tradicional para o segmento automotivo com outros setores da indústria. Esse fator, inclusive, é determinante para os planos de crescimento da Leadec no Brasil e no mercado externo, de acordo com o executivo.
Outras características que permitiram que os projetos de expansão da empresa não fossem adiados foram a velocidade de adaptação ao novo cenário de pandemia e a utilização do conceito de indústria 4.0 nas operações da empresa, iniciado por meio da digitalização do seu processo de gestão – o “Leadec.os”. O sistema cobre o ciclo completo de relacionamentos da Leadec com seus clientes, desde a venda, passando pela gestão dos serviços e emissão de notas fiscais, deixando o papel e a caneta para trás. “O cliente tem acesso ao sistema e à informação em tempo real sobre o status do serviço e sobre dados que auxiliam na melhoria do desempenho das atividades”, esclarece Sales.
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Serviços de limpeza e desinfecção
Durante o surto do novo coronavírus, a Leadec adequou rapidamente a oferta de novos serviços à indústria, incluindo limpeza e desinfecção. De acordo com o diretor comercial, a empresa compensou a queda na demanda de serviços recorrentes de setores que passaram a trabalhar com alguma ociosidade por outros que se mostraram indispensáveis durante a pandemia. “Nossas unidades na Ásia experimentaram a demanda por serviços de desinfecção, o que foi seguido e aprimorado pela Leadec na Europa. Quando vivenciamos o problema no Brasil, já contávamos com a experiência adquirida no exterior”, afirma. Esse tipo de serviço, segundo Sales, já é tido como rotineiro pelas plantas industriais e, pelo menos até a vacina, isso deve permanecer sem alterações.
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