quarta-feira, 25 de novembro de 2020

ACIC realiza homenagem para diretoria

Para marcar o mês do seu centenário - completado no dia 21 de novembro - a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) realizou um ato simbólico na última terça-feira, 24,  no Bellini Restaurante, no Vitória Hotel Campinas. Na ocasião, os 36 integrantes da diretoria da Entidade para o triênio 2019-2022 foram homenageados com placas personalizadas, como agradecimento às relevantes contribuições para o fortalecimento da Instituição. A ACIC é presidida por Adriana Flosi e tem Guilherme Campos Júnior e Zulmiro José Furlan, respectivamente, como primeiro e segundo vice-presidentes.

A comemoração oficial pelos 100 anos de fundação da Associação foi adiada para 17 de julho de 2021, devido à pandemia do novo coronavírus. Nessa data, será realizado um evento na Sociedade Hípica de Campinas, para o lançamento do livro sobre a história da entidade. 

            

            

Atuação

Sociedade civil sem fins lucrativos, a ACIC é referência quando se trata de representar os setores do comércio, indústria e serviços do município junto às instâncias do poder público, e de reforçar a condição de Campinas como polo industrial de alta tecnologia e porta de entrada e saída para o mercado externo. A ACIC é a sede da 7ª Região Administrativa da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP), que congrega 37 municípios e sua atuação vai além da defesa dos interesses dos setores. A Entidade tem voz e representatividade em mais de uma dezena de conselhos municipais, os quais impactam em importantes tomadas de decisões para Campinas. 

Em todas essas décadas, os setores representados pela ACIC enfrentaram diferentes desafios, e a Associação sempre esteve lá para apoiá-los e capacitá-los, por meio de um qualificado portfólio de produtos e serviços, como, por exemplo, os eventos de grande porte “Retail Conference” (nascido como Fórum Regional do Varejo e que cresceu e foi reposicionado), e “Semana de Negócios e Empreendedorismo”. Realizados há oito anos, os dois já impactaram, juntos, mais de 20 mil pessoas.

E não foi diferente neste ano. Em meio à pandemia da covid-19 e às medidas de distanciamento social, a ACIC se reinventou e transportou seus processos e serviços para o digital, de modo a auxiliar os negócios dos setores de serviço, comércio e indústria, em especial os de pequeno e médio portes. "Vamos celebrar em 2021. Por ora, nosso foco é amparar as empresas para que estejam prontas para a retomada da economia. Queremos preservar as empresas e os empregos, fazendo com que a economia volte a pulsar forte novamente", diz Adriana.

Fundação

Foi em 21 de novembro de 1920 que 12 comerciantes, reunidos no Salão Nobre da Sociedade Luiz de Camões, fundaram o “Centro Commercial de Campinas”, nome que, posteriormente, em 1957, foi alterado para Associação Comercial e Industrial de Campinas. Naquele momento, o Centro histórico, comercial e arquitetônico de Campinas já estava consolidado. Foi o que motivou o grupo de empresários a se organizarem na defesa dos interesses dos setores nos quais atuavam e, também, para colaborar com o desenvolvimento do município. 

O primeiro presidente da Instituição foi Pedro A. Anderson e, nesses 100 anos, seguiram-se outros, totalizando 22, incluindo Adriana Flosi, que foi a primeira mulher a assumir o cargo, quando a ACIC completava seus 90 anos, em 2010. Adriana também preside a Câmara dos Diretores Lojistas de Campinas (CDL), e é vice-presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo (FACESP) e da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário