quarta-feira, 29 de maio de 2019

Maternidade de Campinas entrega primeira fase das obras de modernização do hospital

Maior maternidade em número de nascimentos do interior do Brasil precisa se modernizar para enfrentar novos desafios. O hospital, cujos atendimentos a pacientes da rede pública ultrapassam 60%, necessita da ajuda da sociedade campineira para a realização das obras
O Hospital Maternidade de Campinas conclui a primeira fase do “retrofit” - termo utilizado principalmente na Engenharia para designar o processo de modernização -, entregando para a população, totalmente reformados, a área externa, a recepção e o quarto andar, agora com 20 apartamentos supermodernos - dos quais cinco PPPs (Pré, Parto e Pós-parto) - destinados exclusivamente para as internações particulares.
As obras são necessárias para tornar o hospital mais atraente e competitivo e, principalmente, para abrigar equipamentos mais modernos. Desta forma, poderá atrair mais pacientes particulares e da saúde suplementar (convênios). De acordo com o preconizado pelos hospitais filantrópicos brasileiros, cada paciente particular atendido equivale às despesas de dois atendimentos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Somente nesta primeira etapa - que também inclui a construção de um novo prédio de três pavimentos para ampliar o Instituto de Patologia de Campinas (IPC) e para abrigar futuramente um novo centro cirúrgico e uma UTI Pediátrica - estão sendo investidos R$ 12 milhões. Os recursos foram obtidos com parceiros, financiamentos e por meio de campanhas de arrecadação junto à população. O Plano Diretor, no entanto, prevê um total de seis etapas até 2025.
Entre os parceiros estão o IPC, que renovou sua parceria para utilizar a área da Maternidade por mais 25 anos, e o estacionamento Estapar, que investiu na obra a antecipação dos aluguéis dos próximos 10 anos. 
Também a colaboração do Pró-Vida, do Ministério Público, do Rotary Club - por meio do projeto Sopro de Vida - e as doações voluntárias feitas por cerca de 200 médicos associados são exemplos do envolvimento da comunidade. Vale lembrar que toda a diretoria da Maternidade de Campinas exerce o trabalho voluntariamente na administração do hospital, não recebendo qualquer remuneração por esta dedicação.
Modernização
As obras realizadas nesta primeira etapa começaram pela área externa, que, além de modernizada, recebeu a instalação de três lojas cujos aluguéis também ajudarão no “caixa” do hospital. Com a área externa mais ampla e descontraída, espera-se desafogar o fluxo da recepção, igualmente reestruturada. O Café Pilão já está instalado, a Natura iniciará suas obras em julho, e o outro ponto está em negociação.
As acomodações de pacientes e acompanhantes na recepção passaram de 30 para 100 lugares e todos os processos de internação e visitas tornaram-se mais ágeis e eficazes. As paredes de vidro permitem maior luminosidade natural e a observação da paisagem externa. O ambiente foi modernizado e climatizado. Todo o mobiliário foi trocado, até as estações de trabalho. TVs são utilizadas para as senhas e para informações referentes à área da saúde. No térreo foram reformados, ainda, o Cartório de Registros e a Tesouraria, e construído um novo CPD – Centro de Processamento de Dados - para o armazenamento adequado dos equipamentos tecnológicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário