quarta-feira, 28 de junho de 2017

Teatro Folha recebe um divertido espetáculo da Cia Suno

ESTRIPULIAS NO CIRCO

A divertida peça circense estreia no dia 04 de julho, e ficará em cartaz até 25 de julho, com apresentações as terças, 16h.


Neste trabalho, a Cia Suno apresenta um espetáculo inspirado nas diversas trupes circenses que viajam pelo mundo em suas pequenas caravanas. Através de manipulação de objetos e narração,“Estripulias no Circo” resgata a tradição do universo circense unida às técnicas contemporâneas dessa arte.

A narrativa se desenrola contando a história da “Família Suno”, passando pelo circo de cavalaria inglês, circo chinês, russo até a linhagem mais moderna e inusitada. O espetáculo traz consigo a pesquisa de linguagens cênicas, explorando o território de fronteira que envolve o novo circo, o teatro físico, manipulação de objetos e a mímica. 
Envolvida pela música, a narrativa apresenta-se com ilustrações no tamanho natural e, pouco a pouco, também os demais números circenses ganham movimento através da apresentação de técnicas e elementos circenses.

De estética híbrida e lúdica, o espetáculo traz beleza e leveza, traduzidas na dança de riscos e aventuras, contorção, mágica, mímica, palhaços, malabarismos e acrobacias.

Composta por uma atriz dramática e circense, formada pelo CPT e pela École National du Cirque Annie Fratellini (Helena Figueira) e um artista acrobata com domínio das técnicas de malabares (Duba Becker), a Cia Suno foi fundada em 1998, em Santos, por um grupo de amigos que sonhavam criar um núcleo de pesquisa na cidade.

Inicialmente, a Cia dedicou-se a pesquisas sobre o teatro do absurdo, realizando estudos sobre "Fando e Lis", "Piquenique no Front" e "O Arquiteto e o Imperador da Síria". Logo após, iniciou um trabalho sobre "Esperando Godot", onde integravam as artes circenses e dramáticas. O espetáculo que recebeu três prêmios de melhor ator (Victor Nóvoa) e indicações de melhor direção (Helena Figueira) e melhor ator coadjuvante (Ailton Guedes). Iniciava aí a "Identidade" da Cia Suno: mesclar a riqueza poética do circo com a linguagem teatral, sem perder a essência da máscara. Todas as peças realizadas pela companhia, desde então, têm uma temática, uma história.
Além de se dedicar à arte circense nestes 18 anos de existência, a Cia Suno assinou a coreografia da comissão de frente das Escolas de Samba X9 Santista (2008) e Gaviões da Fiel (2009, 2010, 2011, 2012, 2013,2014, 2015 e 2017), inserindo o universo do circo e da pesquisa cênica física da Cia. SUNO no carnaval Paulista. Também foi convidada pelo Ministério do Turismo e Embratur para representar a arte circense brasileira em Lisboa, Madrid e Argentina.
Ficha Técnica
Roteiro e Direção: Helena Figueira
Elenco: Duba Becker, Helena Figueira e Leo Mologni
Figurinos: Maria Eugênia Ramos
Preparação acrobática: Jullius – Riccieri Pastori
Cenografia: Cia Suno
Sonoplastia: Marcos Diglio
Produção: Moretti Cultura e Comunicação

Onde: Teatro Folha - Avenida Higienópolis, 618 (Shopping Pátio Higienópolis)
Quando: de 04 a 25 de julho de 2017
Quanto: R$ 40,00 inteira e R$ 20,00 meia entrada
Capacidade: 305 lugares
Para quem: Livre

Nenhum comentário:

Postar um comentário