segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Unicamp elabora livro de culinária para comemorar seus 50 anos

Publicação reunirá receitas de família cedidas por funcionários, estudantes e professores

 A Unicamp está produzindo, como parte das comemorações pelos seus 50 anos, que serão completados em 5 de outubro de 2016, um livro de receitas culinárias cedidas por integrantes da comunidade universitária. O objetivo da publicação é destacar preparações de família, ou seja, pratos que traduzem memórias e afetividades de funcionários, docentes e estudantes. “O livro também é uma forma de homenagear, por meio da gastronomia, aqueles que contribuíram e tem contribuído para a construção de uma das melhores universidades da América Latina”, afirma Edison Lins, coordenador geral do Grupo Gestor de Benefícios Sociais (GGBS), financiador do projeto.

A organização do livro está a cargo do jornalista e chef de cozinha Manuel Alves Filho, funcionário da Assessoria de Comunicação e Imprensa (Ascom). De acordo com ele, qualquer estudante, servidor técnico-administrativo ou docente (em atividade ou aposentado) poderá ceder uma receita para participar do livro. Uma comissão formada por representantes de diferentes unidades e órgãos da Unicamp fará a seleção dos 50 pratos que serão efetivamente publicados. “O fundamental é que sejam receitas de família; aquelas que são transmitidas de uma geração para a outra. Quanto mais tradicional, melhor”, observa.

Para oferecer a sua receita, o interessado deverá acessar a página http://www.ggbs.gr.unicamp.br/form_personalizados/index.php/cadastro-receita e preencher um formulário específico. Nele, o interessado publicará sua foto e registrará seu nome completo, unidade ou órgão, telefone e e-mail de contato, tempo de serviço e, obviamente, a receita contendo ingredientes e modo de preparo. Esse registro poderá ser feito até 31 de janeiro de 2016. Um cuidado importante, ressalta Alves Filho, é que o cedente padronize as medidas, utilizando como referência, por exemplo, xícara de chá ou colher de sopa. “Queremos que os leitores compreendam bem todos os detalhes, para que possam reproduzir os pratos com perfeição”, explica.

De acordo com a jornalista Maria Alice Cruz Paula, integrante da comissão organizadora do livro e funcionária do GGBS, junto a cada receita será publicado um breve perfil do cedente, destacando a sua trajetória na Universidade. “Além disso, cada pessoa que tiver a receita publicada terá direito a um exemplar, como forma de agradecimento pela contribuição”, adianta.

O coordenador do GGBS estaca que o livro de receitas fará parte de uma série especial batizada de Unicamp Ano 50, produzida pela Editora da Unicamp, que publicará 50 títulos ao longo do ano comemorativo do cinquentenário da Universidade. “Para nós, é uma satisfação muito grande ter um dos nossos projetos contemplados por tão importante iniciativa”, considera.

Ainda segundo Edison Lins, a ideia é lançar o volume com as receitas durante um evento gastronômico, aberto a toda a sociedade, no campus de Barão Geraldo, em setembro de 2016. “Queremos trazer alguns chefs de Campinas e região para contemplar o público com suas receitas de família”, acrescenta Alves Filho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário