quarta-feira, 9 de setembro de 2015

Mercado de flores dribla a crise hidrica e econômica e estima crescimento de 8% em 2015

De acordo com o Ibraflor, o setor de floricultura deve faturar R$ 6,1 bilhões, este ano. A Cooperativa Veiling de Holambra estima um crescimento entre 8% e 12% em relação ao ano passado e, a Cooperflora, estima crescer entre 7% e 10%. Juntas, elas respondem por 50% do mercado nacional de flores.
Acreditando que crise econômica se vença com trabalho, criatividade e otimização de custos, o mercado de flores dribla as dificuldades e, graças a isso, estima colher um crescimento entre 6% e 8% em 2015. Vários são os fatores para que os resultados sejam positivos: investimentos dos produtores em reservatórios para a captação da água da chuva e em sistemas mais eficientes e adequados de irrigação (gotejamento e inundação com reaproveitamento após o filtro) para evitar desperdícios e driblar e crise hídrica; instalação de caldeiras movidas a lenha, cavaco e/ou gás para a climatização das estufas e, assim, aliviar os reajustes da energia elétrica; e  o impulsionamento do mercado com novidades em variedades de flores e plantas ornamentais.
Além de oferecer produtos – flores e plantas - cada vez mais variados, bonitos e duráveis, os produtores contam com a visão estratégica das cooperativas de Holambra para garantir a facilidade de acesso ao produto pelo consumidor, oferecendo-o em pontos de venda mais próximos de suas casas, como supermercados e varejões.  Além disso, o mercado de festas e eventos, que movimenta cerca de R$ 15 bilhões por ano no país, também vem contribuindo, e muito, para os resultados positivos.
Os produtores aproveitam a Expoflora, maior exposição de flores e plantas ornamentais da América Latina, que está sendo realizada em Holambra até o dia 27 de setembro (de sexta a domingo, das 9h às 19h, e no feriado de 7 de setembro) como vitrine para apresentar ao consumidor final as novidades e tendências do setor e, assim, fomentar o comércio em todo o Brasil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário