terça-feira, 2 de junho de 2015

MANN+HUMMEL e SENAI implantam programa pioneiro de Aprendizagem Industrial para pessoas com deficiência

Curso tem duração de três semestres e capacitará alunos para a função de almoxarife

Desde o início de 2015, cerca de 30 alunos com deficiência estudam no curso Aprendizagem Industrial de Almoxarife, no Centro de Treinamento SENAI “Comendador Santoro Mirone” de Indaiatuba/SP. Com duração de três semestres, a capacitação é uma iniciativa da MANN+HUMMEL destinada a promover a inclusão social de pessoas com deficiência e prepara-las para o mercado de trabalho. “Nossa ação surgiu da necessidade em atender a legislação trabalhista que estabelece a quantidade de pessoas nestas condições entre os colaboradores da organização. Mas acabou se tornando um projeto de grande orgulho para todos”, afirmou o representante da área de Talentos Humanos (TH) da empresa, Paulo Figueira.

O projeto é conduzido pelas áreas de TH, Saúde e Segurança da multinacional. Em parceria com a Escola SENAI “Ítalo Bologna” de Itu/SP, em 2014, foram identificados todos os postos de trabalho da fábrica, em Indaiatuba, que poderiam receber pessoas com deficiência. Na sequência, com apoio de órgãos públicos e entidades assistenciais da região, foi feito um levantamento de potenciais participantes para o treinamento, cujo pré-requisito era possuir o ensino fundamental completo. “Mais de 100 pessoas foram identificadas e, então, convocadas para conhecer o curso e a empresa contratante. Como a quantidade de interessados foi maior que as vagas disponíveis, os candidatos passaram por um processo seletivo, que resultou em 32 aprovações e duas turmas iniciais”, informou o diretor da escola, José Luiz Quirino. Candidatos com qualquer tipo de deficiência puderam participar do processo seletivo.

É a primeira vez que o SENAI Indaiatuba realiza este tipo de curso. Os estudantes têm disciplinas vinculadas à ocupação (como planejamento e controle de processos, logística e organização de almoxarifado), aulas de matemática, informática e comunicação oral e escrita. “Além disso, cada turma conta com dois professores, um deles como intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Libras)”, indicou Quirino.

Todos os alunos do curso já são contratados como colaboradores da MANN+HUMMEL e contam com todos os benefícios de um colaborador. Eles ainda dispõem de transporte conveniado pela Prefeitura de Indaiatuba para leva-los à escola localizada no bairro Fazenda Pimenta. As aulas ocorrem de segunda à sexta, com um dia de folga no meio da semana.

Nenhum comentário:

Postar um comentário