quarta-feira, 3 de junho de 2015

ACENBI participa do lançamento oficial do Projeto BASE de beisebol

Além de diretores e associados da entidade, prestigiaram o evento autoridades municipais, representantes de empresas e entidades parceiras, além de simpatizantes do esporte; projeto conta com apoio da ACENBI
Diretores e associados da ACENBI (Associação Cultural, Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba) participaram do lançamento oficial do Projeto BASE (Beisebol em Apoio ao Sistema de Ensino), realizado na segunda-feira (dia 1º de junho), durante jantar de apoio realizado no Espaço K Shows e Eventos, em Indaiatuba. Estiveram presentes também autoridades municipais, representantes de empresas e de entidades parceiras e simpatizantes do esporte.


Entre os nomes que prestigiaram o evento estavam João Yamate (presidente da ACENBI), Haruo Uyeno (diretor do Departamento de Beisebol e Softbol da ACENBI). o prefeito Reinaldo Nogueira, Humberto Panzetti (Secretário Municipal de Esportes), Rita de Cássia Trasferetti (Secretária Municipal de Educação), Hector Huanay Escobar (diretor da Faculdade Max Planck) e Marcelo Canela (diretor-geral do Colégio Rodin).

O Projeto BASE
 
O Projeto BASE foi idealizado pelo vereador Massao Kanesaki (DEM) em parceria com a ACENBI), a prefeitura de Indaiatuba, a Confederação Brasileira de Beisebol e Softbol (CBBS), o Consulado dos Estados Unidos em São Paulo e a Major League Baseball (MLB), dos Estados Unidos. Seu objetivo principal é utilizar a prática do beisebol como instrumento educacional para o desenvolvimento físico e humano.

Inicialmente, o projeto é voltado aos alunos, de 6 a 11 anos de idade, das EMEBs (Escola Municipal de Ensino Básico) de tempo integral do município de Indaiatuba. As projeções para o futuro, entretanto, incluem a participação de todas as escolas municipais.

De acordo com Massao Kanesaki, o projeto de beisebol já pode ser considerado o maior no Brasil, em sua categoria. “Pelas informações que estamos recebendo da MLB, o projeto reúne o maior número de praticantes da América do Sul, talvez até da América Latina”, complementa.

Como começou

A implantação do Projeto BASE começou com a realização da I Clínica Internacional de Beisebol de Indaiatuba, em fevereiro desse ano. Durante dez dias, renomados instrutores da MLB ministraram treinamento para professores de Educação Física da rede municipal, além de atletas e técnicos de equipes de beisebol.

No final de fevereiro, o projeto foi implantado na primeira escola, o complexo Educacional Profª Laura Fahl Correa, no Parque das Nações, com apoio da ACENBI. Em seguida, aderiram também à iniciativa a EMEB Prof.a Maria José Ambiel Marachini, no Jardim Paulista, e EMEB Profª Renata Guimarães Brandão Anadão, no Jardim Morumbi.

Hoje, o projeto contempla cerca de 1.250 alunos de três EMEBs de tempo integral.


Nenhum comentário:

Postar um comentário