quarta-feira, 11 de março de 2015

Jacitara projeta crescimento frente à crise

A Jacitara promoveu uma entrevista coletiva na manhã de quarta-feira, dia 11, para comentar números referentes ao mercado imobiliário nacional e o crescimento da empresa no cenário adverso da economia em 2015.
O diretor comercial da construtora, Marcelo Fogaça, lembrou que o mercado imobiliário atravessa um momento difícil, em que o Produto Interno Bruto (PIB) da construção civil em 2014 teve retração de 5%, o pior desempenho desde 1992, quando a queda foi de 5,8%. “O crédito imobiliário também é o menor em dez anos”, lembrou. 
Os números acabaram refletindo na venda de imóveis no ano passado em todo o Brasil, com queda de 28% e previsão de piora em 2015. Mas, na contramão deste cenário, a projeção é de que a Jacitara mantenha o crescimento este ano. “Reposicionamos nossa estratégia em alguns casos, mas continuamos crescendo mesmo num cenário adverso”, declarou. 
Em 2014, a empresa teve quatro lançamentos imobiliários, um aumento de 170% em valor de vendas com relação a 2013. Também no ano passado, a construtora vendeu 30% mais unidades do que no ano anterior. 
Para 2015, serão nove lançamentos, sendo cinco em Indaiatuba e o restante distribuído entre Itatiba, Amparo, Campinas e Vinhedo. Em Indaiatuba, serão lançados dois empreendimentos populares, o Tucanos e o Andorinhas; um condomínio que se chamará Village Vida; o Milano, um loteamento com terrenos de 300 metros quadrados; e um grande empreendimento na área da antiga Tejusa. “O empreendimento da Tejusa quebrará todos os paradigmas de empreendimentos em Indaiatuba. Ele terá residências, flats, hotel e salas comerciais”, revelou Marcelo Fogaça.  Ao todo serão 50 mil metros quadrados de construção. 

O presidente da Jacitara, Josué Eraldo da Silva, avaliou que a estratégia adotada pela empresa de buscar tecnologias para diminuir o custo das obras sem perda de qualidade e a diversificação dos produtos oferecidos pela empresa é o segredo para o crescimento. “Nossa estratégia é fruto do conhecimento do mercado regional e experiência acumulado ao longo de 25 anos”, declarou. “Nosso objetivo é fazer um serviço bem feito dentro do preço que as pessoas podem pagar.”
Prêmio
Uma prova do crescimento da Jacitara é o prêmio recebido na semana passada como a 40a maior construtora do Brasil. O prêmio, concedido pela 11a edição do Ranking ITC – 100 Maiores Construtoras, é comemorado pela direção da empresa, que subiu 19 posições no ranking entre 2013 e 2014.
A premiação aconteceu dentro da Expo Revestir, maior feira de acabamentos e revestimentos da América Latina, em São Paulo. A Jacitara foi representada pelo presidente, Josué Eraldo da Silva; pelo diretor comercial, Marcelo Fogaça, e pela diretora administrativa, Luciene Daltro Siviero. 
O Ranking ITC (Inteligência Empresarial da Construção) é baseado no desempenho das construtoras durante o ano, levando em consideração a quantidade de metros quadrados construídos. Em 2013, a Jacitara somou 271.307,23 metros quadrados de área construída em 14 empreendimentos, ocupando a 59ª posição no ranking. Em 2014, a empresa teve 523.519,17 m2 de área construída, com um total de 21 empreendimentos, subindo para a 40a posição. A Jacitara entregará até o final de 2015 um total de 2.216 imóveis. 
Na premiação, o presidente do ITC, Guillermo Guirao Vidal, minimizou os efeitos da crise econômica para a construção civil. “Este setor sempre foi bem-sucedido. As construtoras se prepararam para os momentos difíceis. A economia pode se retrair momentaneamente, mas o progresso tem que continuar”, declarou. “Por isso, acredito que esta crise é temporária.”
Para o presidente da Jacitara, Josué Eraldo da Silva, a conquista do prêmio mostra que a empresa cresceu e não que os concorrentes produziram menos. “Nosso crescimento não foi apenas em volume, mas em controle de qualidade, com certificações importantes”, salienta. 
Josué destaca que a Jacitara está em uma situação privilegiada diante do atual cenário econômico, sem dívidas e com diversidade de projetos na área industrial, comercial e residencial. “Fizemos uma escolha acertada em não participar de obras públicas e sim investir no programa Minha Casa, Minha Vida, que não reduziu a demanda”, aponta. “A diversificação dos nossos produtos foi essencial para o crescimento da Jacitara.” 

Nenhum comentário:

Postar um comentário