quarta-feira, 30 de julho de 2014

Festival Proscênio está com inscrições abertas para sua segunda edição

As inscrições para Mostra Competitiva vão até dia 01 de Setembro
Caracterizado por um festival que prioriza a difusão teatral no interior de São Paulo, aprendizado para os participantes, formação de público e ainda por ter em seu corpo de jurados, curadores e palestrantes profissionais renomados no meio teatral, com representatividade no Brasil e até no exterior, o Festival Proscênio – festival de teatro de Indaiatuba – em sua segunda edição traz grandes novidades.
Além da Mostra Competitiva, Mostra Paralela, Palestras, Mesa de Debate e Workshops, que já fizeram parte da primeira edição no ano de 2013, o Festival conta com um Concurso Nacional de Dramaturgia que terá, como um dos jurados, Aimar Labaki que é dramaturgo, diretor, roteirista, e ensaísta e também foi ele quem escreveu os grandes sucessos da telenovela “Zazá” e Paixões Proibidas”.
A coordenação geral do evento é de Fernanda Bugallo e Paloma Dourado, que concluiu o ciclo de quatro módulos do curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco. A realização cabe ao Grupo de Teatro Estrada de Indaiatuba e a Secretaria de Cultura de Indaiatuba.
“Tudo começou como uma idéia antiga e que tomou forma em 2013. Hoje estamos na segunda edição e o Festival continua com a mesma intenção de ampliar para muitos grupos a possibilidade de troca e de discussão, refletir sobre a formação dos artistas”, comenta Paloma Dourado que também é diretora e dramaturga do Grupo de Teatro Estrada que existe há 18 anos. Paloma também afirma que participar de festivais somaram muito para o crescimento de todos os atores do grupo e são de grande importância para a fomentação cultural.
“Como parte de nosso trabalho contínuo de estimular a diversidade e massificação de todas as manifestações artísticas, a Secretaria Municipal de Cultura apóia novamente o Festival Proscênio, do Grupo Estrada”, destaca a secretária municipal de Cultura Erika Hayashi Kikuti. A secretária ainda afirma que todas as iniciativas que visem levar mais arte e cultura à população de Indaiatuba são muito bem vindas”.
Assim como ocorreu na primeira edição em 2013, serão selecionados 15 grupos para a Mostra Competitiva que poderão se inscrever até o dia 1º de Setembro.
O festival acontecerá de 31 de outubro a 22 de novembro de 2014 e as apresentações serão realizadas em dois locais da cidade – na Sala Acrísio de Camargo (CIAEI) e no Novo Centro Cultural da Morada do Sol.
Esse ano, o Proscênio contará também com dois Workshops e Mesa de Debate que acontecerão no Espaço Estrada, do Grupo de Teatro Estrada e Palestras que serão sediadas na Sala Acrísio de Camargo (CIAEI).
“Ampliar a programação e permanecer com o nível de profissionalismo são os pontos principais que eu e Paloma levamos em consideração ao pensar sobre o festival desse ano. Além disso, difundir a cidade em que vivemos e tentar torná-la como referência em festival de teatro também são itens que levamos muito em consideração”, afirma Fernanda Bugallo, atriz e jornalista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário