quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

REINALDO E GASPAR INAUGURAM OBRA QUE EVITA DESPERDÍCIO E CCO DO SAAE


O prefeito Reinaldo Nogueira (PMDB) e o superintendente do Saae (Serviço Autônomo de Água e Esgotos) engenheiro Nilson Gaspar, inauguraram quinta-feira (6/2), o Sistema de Coleta e Reaproveitamento da Água de Lavagem dos Filtros e Decantadores e o CCO (Centro de Controle de Operações) da autarquia, ambos instalados na Estação de Tratamento de Água (ETA I), na Vila Avaí.
A inauguração foi prestigiada pelo deputado estadual Rogério Nogueira (DEM), responsável pela obtenção de verbas para os investimentos, pelo presidente da Câmara, Luiz Alberto Cebolinha Pereira, pelos vereadores Maurício Baroni e Massao Kanesaki, pelo presidente da Associação dos Engenheiros, Arquitetos e Agrônomos de Indaiatuba, Luiz Roberto Steiner Fruet, secretários municipais e várias autoridades.
O prefeito destacou a importância do novo sistema que irá evitar o desperdício diário de 500 mil litros de água tratada, e o assoreamento do primeiro lago do Córrego do Barnabé. Enfatizou também o uso de tecnologia de ponta, pelo CCO, na gestão dos recursos hídricos da cidade.
Foram citadas as obras e a boa gestão do Saae, que estão permitindo --- apesar do estresse hídrico que atinge toda região, com o racionamento vigorando já em várias cidades – que em Indaiatuba, até o momento, ainda não haja nenhuma restrição ao consumo.
Gaspar informou que a partir de sexta-feira (7/2) a Prefeitura e o Saae iniciam campanha através dos jornais, rádio, tv local, para o uso consciente da água, estimulando a população a evitar lavar calçadas e veículos com esguicho, reutilizar água da máquina de lavar, tomar banhos demorados, entre várias outras formas de economizar água.
O superintendente do Saae destacou que o forte calor tem provocado o aumento de 10% no consumo de água. “A situação está sob controle, apesar da redução do volume de água dos principais mananciais que abastecem Indaiatuba: o Rio Capivari-Mirim e o Ribeirão Piraí. Nossa expectativa é que chova nos próximos 10 a 15 dias, para que a situação não se agrave”, esclareceu Gaspar.
O Saae dispõe de um plano B, que é o de lançar mão do volume de água de 12 represas particulares, para manter a vazão dos rios em que fazemos a captação. Porém, a população pode e deve colaborar evitando o desperdício, pois, se o calor permanecer, e não houver chuvas significativas, essas represas particulares também podem ser afetadas”, alerta o superintendente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário