Da Folha de São Paulo
A partir de outubro, o edifício da antiga subestação transformadora de energia da Light, que fica em um triângulo formado pelas avenidas 23 de maio e Nove de julho, perto da praça da Bandeira, no centro, vai dar lugar a um centro cultural.
De acordo com a marca de bebidas energéticas Red Bull, proprietária do local, além de residência para artistas, o edifício construído em 1926 abrigará projetos culturais ligados a música e artes em geral.
Edifício da antiga subestação, que passa por adaptação para se transformar em residência artística e centro cultural
Só a fachada da antiga subestação Riachuelo foi protegida no tombamento do edifício pelo Conpresp (patrimônio histórico municipal) em 2002. Mas a reforma vai aproveitar a arquitetura antiga mesmo na parte interna, segundo o escritório Triptyque, que idealizou o projeto.
Segundo um representante do escritório, por dentro, o edifício parece uma catedral e, embora o tombamento seja só da fachada e da volumetria, o projeto procura mostrar a história do prédio em seu interior.
O edifício terá uma intervenção contemporânea --uma estrutura de cobertura externa em formato de folha, que vai criar um novo ambiente em seu topo, com vista para a cidade.
A reforma também preserva a antiga estrutura de resfriamento, segundo o Triptyque. O chafariz que existia no topo do edifício com esse fim será reativado, mas agora com função também estética.
Para a presidente do Conpresp, Nadia Somekh, o projeto "trata de forma contemporânea o patrimônio, preservando a história e ao mesmo tempo dando espaço para um uso atual".
Nenhum comentário:
Postar um comentário