segunda-feira, 10 de junho de 2013

Indaiatuba celebra Dia da Comunidade Japonesa


A Prefeitura de Indaiatuba promove, em parceria com a Acenbi (Associação Cultural e Esportiva Nipo-Brasileira de Indaiatuba), o Dia da Comunidade Japonesa no município no próximo domingo (dia 23 de junho), na Sala Acrísio de Camargo, no Ciaei (Centro Integrado de Apoio à Educação de Indaiatuba). A organização das festividades, que acontecem das 15 horas às 18 horas, tem a coordenação da Secretaria da Cultura e da Acenbi.

O evento é voltado para a divulgação da cultura japonesa, além da celebração da imigração japonesa no Brasil. A entrada é gratuita e o público poderá concorrer a sorteio de brindes no final do evento.
A programação conta com manifestações típicas do folclore japonês por meio da dança, canto e tambores. Participam das apresentações alunos da Escola de Língua Japonesa da Acenbi, da Escolas Municipais de Educação Básica Miyoji Takahara e Osório Germano e Silva Filho, Departamento Artístico da Acenbi e da Anibras (Associação Nipo-Brasileira de Salto). Além disso, dois convidados especiais fazem o encerramento das festividades: o cantor Nobuhiro Hirata e o grupo de taiko de Atibaia.

Nobuhiro

O cantor nikkey Nobuhiro Hirata é conhecido por interpretar a versão em português da música que faz homenagem ao centenário da imigração japonesa no Brasil, “Pra voltar a ser feliz”.  A canção original, “Ayumi Tsukureta 100 nen” foi composta pela cantora japonesa Mariko Nakahira em 2008.



Nobuhiro começou a cantar aos 6 anos de idade e desde então ganhou vários concursos de karaokê em todas as modalidades na comunidade nipo-brasileira, inclusive no Japão. Seu estilo favorito é o “enka”, que o consagrou, mas costuma interpretar também canções de outros estilos como o new enka, pop e infantil.


No dia 17/06 às 14 Hrs, o Sr. Makoto Anbe estará gravando uma entrevista na TV Sol, tratando do assunto Imigração Japonesa.
A mesma faz parte das atividades do mês de junho que se comemora o DIA DA COMUNIDADE JAPONESA.
No dia 18/06 à partir das 19:30 Hs a entrevista irá ao ar pela TV Sol.


Nenhum comentário:

Postar um comentário