quinta-feira, 16 de maio de 2013

FÓRUM PERMANENTE DA CULTURA DEFINE GRUPOS DE TRABALHO PARA A CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CULTURA




Visando a realização da Conferência Municipal da Cultura de Salto, o Fórum Permanente da Cultura realizou no sábado, 11 de maio, a primeira reunião pré-Conferência no sentido de formar grupos de trabalhos para a produção de um escopo mínimo a ser apresentado nos Eixos de Discussão da conferência. Com boa adesão da classe cultural que lotou as dependências do DT!up Photo Bar, a reunião aconteceu num clima descontraído e produtivo. Na ocasião, o secretário da Cultura, Marcos Pardim, informou as datas da Conferência Municipal de Cultura para os dias 06 e 07 de julho e a plenária para 9 de julho de 2013, nas dependências do CEC Anselmo Duarte. Esse prazo observou aos presentes que somente restam 60 dias para a preparação das sugestões e temas a serem apresentados na conferência. O passo inicial para que isso acontecer foi a definição de coordenadores e integrantes dos grupos de trabalho que discutirão cada um dos quatro eixos temáticos propostos, sendo eles:

I - IMPLEMENTAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE CULTURA - Coordenador: Claudiney Bravo Esse eixo vai estudar e discutir a implantação e redação das leis específicas para criação do Conselho Municipal da Cultura; do Fundo Municipal da Cultura; do Sistema Municipal da Cultura, da Lei de Incentivo à Cultura e outros mecanismos gestores das políticas culturais a serem implantadas.

II - PRODUÇÃO SIMBÓLICA E DIVERSIDADE CULTURAL  - Coordenador: Marcelo Sanntto Bado
Esse eixo terá foco no fortalecimento da produção artística e de bens simbólicos e da proteção e promoção da diversidade das expressões culturais na Estância Turística de Salto, com atenção para a diversidade étnica e racial.

III - CIDADANIA E DIREITOS CULTURAIS - Coordenadora: Rose Ferrari
Esse eixo de trabalho e estudo terá foco na garantia do pleno exercício dos direitos culturais e consolidação da cidadania, com atenção para a diversidade étnica e racial.

IV - CULTURA E DESENVOLVIMENTO - Coordenadora: Luciane Panisson
O presente eixo terá discussões e debates em como aplicar a economia criativa como estratégia de desenvolvimento sustentável para a Cultura.

O supervisor geral dos grupos de trabalho será o Gio Perro Loco - mafiarocker@hotmail.com - e cada um dos coordenadores escolhidos juntamente com outros integrantes de cada grupo - que estavam presentes e se manifestaram a preferência por cada eixo -, definiu datas para a realização das próximas reuniões, já que estas devem ocorrer separadamente para cada um deles.

Importante para quem estiver interessado em participar deste momento da vida cultural da cidade, ainda PODE e DEVE fazê-lo. Para isso, é só entrar em contato com um dos coordenadores, pessoalmente ou ainda fazê-lo através dos e-mails mafiarocker@hotmail.com; rose.ferrari@editoramirarte.com.br; bravo@rcol.info e/ou dtupphotobar@gmail.com para se inteirar da agenda dos grupos de trabalho. Vale a pena ressaltar que na Conferência Municipal da Cultura serão definidas as políticas culturais que nortearão o fomento; a produção e o desenvolvimento cultural da Estância Turística de Salto para os próximos anos. Por tudo isso é importante participação efetiva de todos os segmentos - entidades e grupos, formalizados ou não - que fazem a Cultura na cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário