quarta-feira, 18 de novembro de 2020

ACIC adia celebração dos seus 100 anos e destaca os desafios de 2020 em sua história

 Justamente no ano que deveria ser de extensa programação comemorativa pelos seus 100 anos – que serão completados no próximo 21 de novembro – a Associação Comercial e Industrial de Campinas (ACIC) tem enfrentado toda ordem de desafios provocados, principalmente, pelo fechamento e/ou abertura parcial do comércio não essencial impostos pela quarentena decretada pelas autoridades governamentais para o enfrentamento da Covid-19. 

As celebrações tiveram que ser adiadas para 2021, inclusive o lançamento do livro sobre o centenário, pois o momento é de sobrevivência, de assegurar a saúde financeira das empresas e zelar pela manutenção dos empregos. “O momento é de mostrar o valor e o papel de Associação que une, que conecta, e que aproxima toda a cadeia aos segmentos que representa para munir o empreendedor com informações e conhecimento para o enfrentamento das adversidades”, explica Adriana Flosi, presidente da ACIC.

A programação comemorativa, adaptada para o universo online e seguindo as ações de 2020 que objetivam dar suporte aos empresários para a superação dos desafios, será restrita a três palestras gratuitas na chamada “Semana do Centenário”, entre os dias 23 e 27 de novembro. No dia  23, das 11h às 12h, será realizada a palestra “O novo jeito de vender!, por André Ortiz, PhD e professor de Neuromarketing pela Florida Christian University nos Estados Unidos, palestrante Internacional com mais de 30 anos de experiência prática em Vendas e considerado o “Maior Youtuber de Vendas do Brasil”, com mais de 13 milhões de visualizações. A proposta é contribuir para que os empreendedores aumentem as suas vendas e conheçam as novas formas de atingir seus resultados de vendas com a retomadas das vendas físicas.

No dia 25, no mesmo horário, o empresário Conrado Adolpho, especialista em alavancagem rápida de micro e pequenas empresas e autor do best-seller de marketing “Os 8Ps do Marketing Digital”, apresentará o tema “As 3 fases da persuasão: pré-suasão, gatilhos mentais e quebra de objeções”.  No dia 27, também das 11h às 12h, o maior especialista de vendas B2B do Brasil pela B2B Experience, Thiago Reis, fundador e CEO da Growth Machine, falará sobre “Como prospectar para vender mais”, orientando sobre os processos de prospecção para a melhoria dos resultados. Informações podem ser obtidas pelo telefone (19) 2104-9200. Inscrições devem ser feitas no link https://www.sympla.com.br/acicampinas.

“A nós, enquanto Associação e legítimos representantes dos setores de comércio, indústria e serviços, cabe motivar os empresários nessa difícil transição para o `novo normal’. Nosso papel continua sendo o direcionamento e a preparação dos gestores para um novo modelo que já tem exigido uma comunicação muito mais rápida e eficaz com os clientes, uma aproximação maior com os colaboradores - que nesse momento assumem diferentes papéis e funções - e o aprendizado e conhecimento das tecnologias que chegam para inovar”, diz.

Desafios de 2020

Segundo Adriana Flosi, a pandemia do novo coronavírus impôs desafios insólitos aos empresários e 2020 está sendo um ano de adaptações, de resiliência, de reinvenção e, acima de tudo, de superação para os diferentes setores da economia, em especial para os pequenos e médios negócios.

“Está sendo um ano de lutas, com perdas e ganhos. De um lado, sofremos com o fechamento de 290 lojas apenas no centro expandido de Campinas e vimos empresários padecerem com o faturamento sendo reduzido dia a dia, de outro, presenciamos a livre iniciativa se reinventando e permitindo a abertura de 3.950 estabelecimentos (período de janeiro a setembro/2020), graças ao espírito empreendedor, próprio da natureza do povo de Campinas”, informa.

A presidente lembra que a Associação Comercial e Industrial de Campinas está ao lado dos empreendedores todo o tempo, estendendo os braços para ampará-los nos momentos mais difíceis e buscando orientá-los para que possam retomar suas atividades econômicas, e mostrando a necessidade de quebrar os paradigmas que garantiram, por anos, situações mais confortáveis.

“Num primeiro momento, quando a única possibilidade de aproximação com os clientes e realização de negócios limitou-se à internet, A ACIC disponibilizou rápida e gratuitamente a plataforma MarketUP para permitir a inclusão dos nossos associados no universo digital. Foram principalmente beneficiadas as micro e pequenas empresas que têm dificuldade de custear os processos de gestão para essa transformação. O e-commerce e a gestão digital são, indiscutivelmente, hoje, uma decisão imprescindível para os negócios que desejam permanecer relevantes e que ultrapassa o momento de crise econômica, gerada pela pandemia da Covid-19”, recorda.

Já as novas possibilidades para os associados foram apresentadas de forma virtual, por meio de cursos e palestras orientativas, que mostraram exemplos de oportunidades, além de apresentações de cases de empresários que estavam conseguindo navegar nas turbulências do mercado. As orientações, estratégias, ferramentas e inspirações puderam ser aplicadas por empresários de diferentes portes, em especial pelos pequenos varejistas, e foram cruciais para a manutenção de grande parte das empresas ao permitir a melhoria dos seus processos e a retomada das vendas.  O “Retail Conference”, a grande conferência de varejo que aconteceu no ambiente online, no dia 11 de novembro, mesmo na pandemia ofereceu a qualidade de conteúdo que, nos últimos oitos anos, referendou o evento como um dos mais relevantes do segmento no interior paulista.

                                                                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário