sexta-feira, 20 de março de 2020

Colégio de Campinas usa tecnologia de sala virtual para garantir atividades aos alunos em recesso

O aluno Rafael Brito de Carvalho realizando as atividades em casa

Vera Longuini
Pegos de surpresa com a determinação da suspensão das aulas para ajudar a conter o coronavírus, professores e diretoria pedagógica do Colégio Leaders School foram rápidos e criaram atividades para que os alunos do ensino Fundamental I e II continuassem suas aulas por meio da plataforma Google Classroom, acessada pela internet. A escola funciona no bairro Nova Campinas e atende cerca de 150 alunos.
Ideias criativas aliadas à tecnologia foram as soluções encontradas pela direção pedagógica do Colégio Leaders School, em Campinas, para não deixar os seus alunos sem atividades e aprendizado pelo período de suspensão das aulas presenciais, respeitando as determinações governamentais que visam à contenção das contaminações pelo coronavírus. Como o aluno não pode ir até os professores, são eles que estão indo até o aluno, mesmo que de maneira virtual, usando a internet.
Tão logo a medida de suspensão da frequência dos estudantes foi anunciada, a escola - que tem cerca de 150 alunos do berçário ao Ensino Fundamental II - convocou os professores. Com base no conteúdo programático previsto, juntos elaboraram atividades para que os alunos mantenham o contato e realizem as atividades em casa. Para os alunos da Educação Infantil, as atividades estão sendo enviadas via e-mail para as famílias até que as salas virtuais de cada ano fiquem prontas também.
Os professores Beto (Matemática e Ciências) e Raphael (História e Geografia) preparando o conteúdo 
 As professoras Bruna e Marie, da Educação Infantil, navegando no sistema do Google Classroom
Bruna Morais

Por meio da plataforma Google Classroom, os alunos do Fundamental I e II acessam uma sala de aula virtual onde estão disponibilizadas as atividades de cada disciplina, as tarefas a serem executadas e os prazos para que sejam encaminhadas aos professores. Até o dia 20 de março, o colégio poderá funcionar normalmente, porém, a recomendação é de que as famílias que tiverem condições mantenham as crianças em casa para evitar a propagação do coronavírus. Esta semana, apenas 20% dos alunos compareceram ao colégio.
“Por meio desta plataforma garantimos o direito do aluno que está em casa esta semana de assistir à mesma aula que o colega que está vindo à escola. A aula virtual também é importante para ajudá-los a criar uma consciência coletiva de seus deveres, mesmo que em outro ambiente que não o escolar”, explica Vânia Trindade, diretora pedagógica da Leaders School.
Com a surpresa da medida, as atividades presenciais limitaram-se a revisões de conteúdos para que nenhum aluno fosse prejudicado. A partir da próxima semana, graças à classe virtual, os professores podem seguir com os conteúdos programáticos até que os alunos possam retomar as aulas presenciais.
Alunos da Leaders School praticam aulas com uso da tecnologia
Bruna Morais

No Fundamental I, a sala virtual é única para cada série (1º ao 5º ano). Já no Fundamental II, cada disciplina tem a sua própria “classe virtual” na qual os professores compartilham sugestões de vídeos e encaminham textos para serem lidos, além de questionários para serem respondidos. Os alunos devem encaminhar suas respostas pela própria plataforma ou por e-mail. Para as atividades que exigem imagens, existe a opção de utilizar “scanner” ou a câmera do celular. As tarefas são entregues até o final de cada semana, exceto nos casos daquelas que valerão nota, pois terão o prazo de entrega estipulado previamente.
Nada muito diferente do que acontece nas aulas presenciais no Colégio Leaders School, nas quais as tecnologias são ferramentas importantes, como o incentivo à verificação de conteúdos externos oferecidos pela web, como filmes, documentários e reportagens. Para uma das atividades de História, por exemplo, o professor do 8º ano sugeriu o clássico “Tempos Modernos”, de Charles Chaplin – disponível no YouTube – para embasar um resumo crítico sobre a Revolução Industrial.
Cada aluno recebeu um e-mail institucional e senha para acessar a sala de aula virtual. A diretora pedagógica Vânia Trindade destaca, entre tantos benefícios, a disponibilidade de acesso, o armazenamento ilimitado de arquivos, a interação com os colegas e professores por meio de comentários – como uma rede social –, o feedback das atividades, a segurança e a privacidade das informações.
Sobre a suspensão
Por determinação do Governo Estadual de São Paulo e da Secretaria de Saúde do Estado e orientação do Conselho Estadual de Educação, da União dos Dirigentes Municipais de Educação e do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo, todas as escolas públicas e particulares iniciaram a paralisação gradativa das aulas nesta semana.
Os estabelecimentos de ensino poderão funcionar normalmente até sexta-feira, dia 20 de março, para que as famílias tenham tempo de se organizar. A partir de segunda-feira, dia 23, a determinação é de suspensão das atividades presenciais por tempo indeterminado.

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