terça-feira, 26 de novembro de 2019

O quadrinista Leopoldo Anjo, morador de Indaiatuba, interior de São Paulo, lança Decahedron, sua primeira HQ autoral, durante a CCXP19, que acontece entre os dias 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo.



Leopoldo Anjo lança Decahedron,
sua primeira HQ autoral, na CCXP19
Quadrinista também estará presente nas coletâneas
‘Cabra D’Água e a Peleja contra os Gigantes’ e ‘VHS’

Quanto tempo é preciso para um projeto tornar-se realidade? Para o quadrinista Leopoldo Anjo, morador de Indaiatuba, interior de São Paulo, a determinação de não abandonar o que ficou para trás e persistir no sonho vem da certeza de que você tem algo para contar. Tal sentimento resume bem a epopeia de criação de Decahedron, sua primeira HQ autoral, que será lançada oficialmente na sexta edição da Comic Con Experience – CCXP19, que acontece de 5 a 8 de dezembro, no São Paulo Expo.
Na cidade de Saint Cyprian, tem início uma disputa pelo poder que, há séculos, está nas mãos da mesma pessoa. Depois de um atentado sem suspeitos, os dados do Decahedron rolam e a busca pelo responsável revela interesses ocultos e uma batalha sangrenta de longos caninos arreganhados.
Os personagens foram criados no final dos anos 90, baseados em uma campanha de RPG. “O Aleph era o meu personagem. Eu era um dos mestres, revezava com um amigo. Como sempre gostei de desenhar, acabei rascunhando o personagem de todo mundo. Nos meus cadernos de escola, estão os primeiros desenhos dos personagens que fiz, lá em 1998”, conta Leopoldo.
Vários cursos depois, a paixão viraria ofício e os planos para a primeira HQ surgiriam. “Entre 2001 e 2002 conheci a Jussara Nunes. Vi que ela escrevia muito bem e logo me tornei fã do trabalho dela. Então comentei sobre os personagens e perguntei se estava a fim de encarar o projeto comigo. Ela topou na hora”, lembra.
A roteirista relembra os esforços à época. “Fazia curso na Escola Oficina e logo percebi que escrevia melhor do que desenhava. O Léo me apresentou o projeto, que era um pouco diferente do que vemos hoje, e comecei a escrever a primeira versão”, conta.


Maturidade
Como nem sempre a vida nos permite transformar planos em realidade no momento que acreditamos ser o correto, Decahedron iria para a gaveta em 2005, após ganhar suas primeiras 24 páginas. “Diversos fatores foram determinantes. Creio que se tivesse lançado e continuado a série, até seria legal, mas não era o momento. Além disso, em 2004 não existia mercado nacional de quadrinhos e a possibilidade de bancar uma impressão era nula”, analisa Leopoldo.
“A primeira versão do roteiro era basicamente uma história policial, com superpoderes. Depois fui entender que cada vampiro tinha sua particularidade, um poder diferente”, conta Jussara. “Quando resolvi escrever esta nova versão de Decahedron, fui pesquisar vampiros em outras obras, inclusive uma versão que é anterior a de Bram Stoker: Carmilla, do (escritor irlandês Joseph Sheridan) Le Fanu, com raízes bem mais antigas”.
Assim, 15 anos depois, Decahedron voltaria revigorado. “O background do mundo que criamos está bem legal e tem uma mistura de referências que o leitor mais atento vai captar. Peguei meu filme favorito, Entrevista com o Vampiro, e misturei com Samurai Jack, de Genndy Tartakovsky. Gosto de pensar que é isso que estou fazendo”, pontua Leopoldo. 
Para Leopoldo, o nascimento de Decahedron é um novo começo. “Saber que Decahedron será lançado é um brinde final a um processo de evolução pessoal enorme”, afirma o quadrinista. A HQ chega com 72 páginas e mais duas histórias extras de quatro páginas cada, uma desenhada por Eric Vanucci e outra por Marcello Souza Filho.

Decahedron conta com editorial de Rodrigo Ramos, matéria do jornalista Fábio Alexandre e texto de quarta capa de Ian Fernandes (Sociedade da Virtude). O projeto foi finalizado com os apoios de Fabio Catena, Rodrigo Otäguro e Gustavo Pinheiro. Leopoldo Anjo, Jussara Nunes e Paiva estarão na mesa H13 da Artists’ Alley da CCXP19 e participarão de diversos eventos nos próximos meses.
DECAHEDRON
Autores: Leopoldo Anjo, Jussara Nunes e Rafael Paiva
Gênero: suspense, ação
Formato: 17x24cm
Páginas: 72 coloridas + 8 extras (couché fosco 115g)
Ano de publicação: 2019
Preço de capa: R$ 45,00
Onde comprar: eventos e em breve pela internet (aguarde)
Facebook:
www.facebook.com/leopoldoanjo
Instagram:
www.instagram.com/leopoldoanjo
Preview: clique AQUI

Nenhum comentário:

Postar um comentário