O ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Gilberto Kassab, participa nesta quarta-feira (14) da cerimônia de entrega da primeira etapa do Sirius, o novo acelerador de elétrons do Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), em Campinas (SP). Iniciado em 2012, o Sirius é o maior projeto da ciência brasileira, uma infraestrutura de pesquisa de última geração, estratégica para a investigação científica de ponta e para a busca de soluções para problemas globais em áreas como saúde, agricultura, energia e meio ambiente. Será um laboratório aberto, no qual as comunidades científica e industrial terão acesso às instalações de pesquisa.
Para Kassab, o Sirius colocará o país na fronteira do conhecimento ao abrir novas perspectivas em áreas como ciência dos materiais e nanotecnologia. “Com o empenho do MCTIC, nesta gestão, investimos mais de R$ 1 bilhão para que pudéssemos chegar a esse momento. Ele vai nos permitir, aqui no Brasil, obter avanços extraordinários em pesquisas, com isso o país estará na vanguarda das pesquisas internacionais”, disse o ministro após lançamento do programa Cidades Inovadoras no Palácio do Planalto.
O ministro destaca o potencial do acelerador de luz síncrotron para o desenvolvimento da ciência e para a economia do país. “Todos os setores, indistintamente, dependem dos avanços da pesquisa e da ciência no Brasil. Na área da saúde, inquestionavelmente, mas também na agricultura e na indústria. Tenho certeza absoluta de que teremos, aqui, diversos laboratórios, que estão sendo implantados ou que já estão trabalhando. A integração com setores da nossa economia e com as principais universidades brasileiras vai promover um grande salto no desenvolvimento da ciência brasileira.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário