A data de 06 de fevereiro de 2018 é um grande marco para o segmento de eventos, com o encerramento das obras civis do Centro de Convenções Royal Palm Hall. O grupo Royal Palm Hotels & Resorts, propriedade da Arcel Empreendimentos e Participações S.A., recebe a obra da incorporadora e construtora OR.
Conforme previsto nos acordos entre as partes (Royal Palm e OR), o grupo Royal Palm assume os trabalhos de finalização do Centro de Convenções, que consistem, basicamente, na colocação de carpetes, revestimentos vinílicos, marcenaria e todo o enxoval de eventos (etapa tradicionalmente conhecida como FF&E – furniture, fixtures and equipment).
“Do ponto de vista construtivo, o Centro de Convenções Royal Palm Hall está pronto”, confirma Antonio Dias, diretor executivo do Royal Palm Hotels & Resorts.
Royal Palm Hall – Centro de Convenções
Os números do Royal Palm Hall são grandiosos: 44.000 m² de área construída, 51 espaços de eventos, totalizando 13.500 m² de salas e foyers.
Perspectiva do salão Monumental
A grande estrela do Centro de Convenções é o Salão Monumental, maior ballroom (salão nobre de eventos) do Brasil. Com 4.500 m², pé-direito de 8,35 m² tem capacidade para 5.000 pessoas em auditório, 3.500 pessoas em almoços e jantares e 9.000 em shows.
Divisórias do Salão Monumental sendo instaladas
O salão Monumental é divisível em 7 módulos, através de divisórias móveis, permitindo grande flexibilidade para atender eventos desde 300 pessoas até 9.000 (em shows).
Segundo Antonio Dias, flexibilidade foi o principal conceito no desenvolvimento do projeto. Os dois foyers (espaços que antecedem os principais salões) de 1.600 m² cada, possuem divisórias, permitindo separar eventos ou mesmo adequar os espaços às necessidades dos clientes.
“Apresentamos uma novidade inédita no Brasil, que foi o uso de divisórias duplas na separação que divide o Salão Monumental ao meio, criando uma barreira acústica de alta capacidade”, complementa Dias.
Perspectiva do foyer
51 espaços de eventos
O Royal Palm Hall conta com 51 espaços de eventos em 5 pisos de eventos; somente salas de apoio totalizam 33. As demais salas, além do Salão Monumental, vão de uma capacidade desde 600 pessoas até salas pequenas para 30 pessoas. Essa diversidade de break-out rooms é fundamental quando se quer subdividir grupos em diferentes temas.
Há ainda um local de exposições, com 2.700 m², acesso para montagem e desmontagem no mesmo nível da rua e com flexibilidade de transformar esse local de exposições em estacionamento adicional.
Internet e tecnologia
Para o Wi-Fi, foi contratado o que há de mais moderno no mercado, com completa solução Cisco (102 antenas, switches e controladoras), em que terá interconexão óptica através de 13,6 mil metros de cabos ópticos com dupla abordagem (permitindo redundância no caso de uma conexão romper).
Além disso, são 70 mil metros de rede Wired CAT6, 18 áreas técnicas, sendo que toda essa infraestrutura permitirá 600 pontos de acesso simultâneo (pontos físicos) em rede, 7.500 acessos simultâneos pela rede Wi-fi, além de dois links de Internet (redundância) com capacidade de até 600 MB.
Heliponto com acesso de elevador
Por estar tão próxima de São Paulo, cidade com uma das maiores concentrações de helicópteros do mundo, o heliponto é uma grande necessidade. Com carga para até 5 toneladas (principais aeronaves comerciais), conta com acesso direto de elevador ao piso de pouso do helicóptero (diferencial pois é algo raro), permitindo que pessoas com restrições ao uso de escada sejam atendidas. Há ainda uma sala VIP ao lado do heliponto, permitindo a recepção de autoridades e celebridades.
Heliponto
Capacidade de alimentação e cozinha própria
A alimentação pode ocorrer no local de maior conveniência ao organizador de eventos, sempre pensando na flexibilidade (não apenas no Salão Monumental, mas também nos foyers, outras salas e até na área de exposições).
As cozinhas estão dimensionadas para atender até 3.500 pessoas por refeição, sendo que tudo é produzido e armazenado no local. Isso se traduz em segurança alimentar, pois transporte externo de alimentação exige cuidados redobrados quanto a contaminações e refrigeração.
Shows
O Royal Palm Hall terá como principal público os congressos e convenções, nem por isso, o mercado de shows foi negligenciado. Foram criados dois camarins VIP´s (com banheiros completos, inclusive chuveiro) e uma possibilidade de dressing room de 180 m² e quatro banheiros para grandes equipes, companhias de teatro ou dança, sempre com acesso direto ao corredor de serviço.
Sobre a obra
A metodologia construtiva adotada para erguer o Centro de Convenções do Royal Campinas considerou a redução de impactos no trânsito e no meio ambiente, além da otimização do uso de mão de obra. Para atender a essas questões, algumas medidas foram traçadas, como o emprego de lajes alveolares e sistemas pré-fabricados, que são entregues no canteiro de obras já prontos.
A utilização de sistemas construtivos industrializados, como painéis pré-fabricados para fachadas e sistema unitizado de caixilhos e vidros, também são empregados no empreendimento. As
decisões de logística, prazo, montagem, qualidade das peças e escolha do fornecedor correto foram importantes para o sucesso do projeto.
Sua estrutura foi construída em pré-moldado de concreto e a cobertura, de 1.200 toneladas, em estrutura metálica, método escolhido devido à existência de um grande vão entre os apoios (pilares) de 55 metros. Suas dimensões impressionam: são de 50,60 metros de largura por 88,71 metros de comprimento, perfazendo-o em um dos maiores da América do Sul.
Iniciada em 11 de maio de 2015 e concluída após 32 meses, durante a obra, o número de empregos diretos foi, em média, 280 pessoas, chegando a picos de 350 pessoas empregadas.
Cronograma
Nos meses de fevereiro a abril, o grupo Royal Palm realizará todas as finalizações, entre colocação de carpetes, revestimentos vinílicos, equipamentos de cozinha e recebimento de todos os itens operacionais (mesas, cadeiras, toalhas, copos, talheres etc.).
A abertura para eventos já tem data definida- será no dia 18 de maio. A equipe comercial está liberada para oferecer o Centro de Convenções para realizações de eventos a partir dessa data.
Mesmo com o empreendimento em obras, dado o forte nome do grupo Royal Palm e da credibilidade do grupo Arcel, já foi possível fechar diversos eventos para 2018 ao longo do ano passado. Já estão confirmados mais de 20 eventos para este ano, desde formaturas, congressos e convenções de grandes empresas.
O objetivo neste primeiro semestre de 2018 é intensificar as vendas, dada a proximidade da abertura e a baixa antecedência que eventos corporativos apresentam (para convenções, tipicamente o 2º semestre de 2018 é definido no 1º semestre).
Investimento realizado
O Royal Palm Hall é propriedade da Arcel S.A. Empreendimentos e Participações. Apenas o Centro de Convenções Royal Palm Hall tem investimento superior a R$ 250 milhões. Além disso, há ainda os investimentos nos dois hotéis (Royal Palm Tower Anhanguera e Hotel Contemporâneo) e dos demais empreendimentos do complexo.
Empregos gerados:
O Centro de Convenções irá gerar cerca de 350 empregos diretos – o empreendimento inaugura com 200 colaboradores, devendo chegar a mais de 350 empregos diretos em sua maturidade.
O complexo irá gerar mais de 1.450 empregos diretos, visto que o resort Royal Palm Plaza possui atualmente 700 pessoas empregadas, o Royal Palm Tower contará com 200 colaboradores e o Hotel Anhanguera, com 200 colaboradores, além dos empregos que serão gerados nos demais empreendimentos do complexo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário